Maratona de São Paulo 2010 é lançada oficialmente

Atualizado em 19 de abril de 2016
Mais em Notícias

A 16ª edição da Maratona Internacional de São Paulo, que será disputada no dia 2 de maio, com largada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, foi lançada pelo comitê organizador e apresentou a queniana Margaret Okayo, bicampeã de Nova York e campeã de Boston, como uma das atrações deste ano.

Manuel Garcia Arroyo, o Vasco, diretor técnico do evento, disse que o grande trabalho na prova é de longo prazo, com a participação cada vez maior de maratonistas. Entre as principais novidades do ano está uma pequena adequação do percurso, com a retirada de dois trechos de subida e descida dentro da USP e a inclusão de um percurso maior na Juscelino Kubitschek e de um trecho na Faria Lima. “Além de deixar o percurso mais plano, os atletas correrão em ruas com maior presença de público, o que sempre incentiva os corredores.”

A organização criou uma premiação especial para os brasileiros, cumulativa com a que a competição normalmente dá, abriu a inscrição para 20.000 participantes, e, como conseqüência, aumentará a infraestrutura da prova, com mais postos de hidratação, de isotônicos, de carboidrato em gel, de apoio médico e prêmios especiais para recordes, passagens em primeiro lugar no km 30 e 40. Estipulou quatro áreas de largadas compatíveis com os tempos que os atletas esperam completar os 42k, 25k e 10k, entre muitas outras.

A organização da prova homenageou vários campeões da Maratona de São Paulo, com uma placa. Entre os grandes vencedores presentes estavam Diamantino Silveira (1998), José Teles (2005), Claudir Rodrigues (2008), Márcia Narloch (1999, 2000 e 2005), Marizete Rezende (2001), Maria Zeferina Baldaia (2002 e 2008), os cadeirantes Fernando Aranha (2008) e Jaciel Paulino (2009) e Adriano Bastos, que várias vezes subiu ao pódio da competição. Os prêmios foram entregues pelos representantes da Caixa Econômica Federal, Augusto Dias Júnior, da Adidas, Ricardo de Sora, Cristian Ambros, da Fisk, Valdir Orantes, da TV Globo, Walter Feldman, secretário municipal de Esportes, e Rodolfo Eichler, da CBAT e AIMS.

A queniana Margaret Okayo, de 33 anos, tem muitas glórias no esporte. Bicampeã da Maratona de Nova York e campeã da Maratona de Boston, duas das mais tradicionais corridas do planeta, ela venceu também a São Silvestre de 2003 e é bicampeã e recordista da Meia Maratona do Rio de Janeiro.

“Estou me sentindo muito bem, com muita confiança e ainda faltando um mês para a corrida, acho que estarei mais forte para brigar por um lugar no pódio”, disse Okayo.

Outro queniano presente ao evento foi Mathew Chemboi, de 28 anos que venceu a primeira edição da Meia Maratona de São Paulo (2007), foi o primeiro colocado na Meia Maratona de Belgrado (2009) e o segundo na Meia de Bolonha (2009). Ele será um dos “coelhos” da prova, ou seja, o atleta que tem a função de forçar o ritmo da corrida para ajudar na quebra de recordes.

O evento ainda tem corridas de 25k e 10k e caminhada de 3k. Assim como nos dois anos anteriores, todas as provas terão largada na Avenida Jornalista Roberto Marinho e terão como atração a Ponte Octávio Frias de Oliveira, mais conhecida como Ponte Estaiada. A chegada da maratona e dos 10K será no Ibirapuera, enquanto a prova de 25K terminará na Avenida Escola Politécnica, ao lado do IPT. Já a caminhada de 3K terá a linha de chegada na própria Avenida Jornalista Roberto Marinho.

Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom