Maratona de Roma aguarda Vaticano para definir mudança

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Notícias

A escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio como novo Papa pode alterar novamente a programação da Maratona de Roma. A organização aguarda o anúncio da Coroação Papal para decidir se a prova irá ser realizada no turno da manhã ou da tarde.

Na última terça-feira (12), uma reunião entre os organizadores da Maratona de Roma e representantes da prefeitura da cidade e do Vaticano havia estabelecido as regras para a realização da prova. Caso a Coroação Papal fosse confirmada, a Maratona seria disputada no turno da tarde, com largada às 14h (horário local).  Se o Conclave não chegasse a um acordo sobre o próximo pontífice, a prova começaria às 9h30 (horário local).

A indecisão sobre a Coroação Papal também iria alterar o percurso da competição. Sem a cerimônia, a prova seguiria o seu trajeto clássico pelas construções monumentais da época do Império Romano, com saída do Coliseu, mas sem a Praça de São Pedro, que fica na região do Vaticano. Com a realização da coroação, a Maratona teria largada e chegada no Coliseu, passando por outros bairros da cidade.

O percurso alternativo RomaFun 5km também sofreria mudanças, sendo diminuído para 2km, já que sua realização aconteceria majoritariamente no centro da cidade. A saída do RomaFun, para ambos os casos, está confirmada para o Coliseu, logo após a Maratona.

Outras informações podem ser obtidas no site oficial da prova: www.maratonadiroma.it