Maratona de NY: quenianos vencem no masculino e feminino

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Na manhã deste domingo, a Maratona de Nova York, prova que está em sua 42ª edição, contou com a presença de 50.740 corredores. Pela segunda vez consecutiva, o queniano Geoffrey Mutai venceu entre os homens. Atual recordista da prova com o tempo de 2h05m06s, ele cruzou a linha de chegada em um dos principais cartões portais da metrópole norte-americana, o Central Park, em 2h08m24s. No feminino, a queniana Priscah Jeptoo chegou em primeiro ao completar o percurso em 2h25s07.

Desde o início, o maratonista mais rápido do mundo, título conquistado após terminar a maratona de Boston em 2h03m03s, esteve no primeiro pelotão, até se desgarrar no quilômetro 35 da prova, junto com seu compatriota Stanley Biwott, que terminou a maratona em quinto lugar com o tempo de 2h10m41. Em seguida, Mutai disparou e entrou no Central Park sozinho, para selar o bicampeonato. O etíope Tsegaye Kebede, vencedor da Maratona de Londres, ficou na segunda posição com o tempo de 2h09min16s, seguido pelo sul-africano Lusapho April, que terminou a prova em 2h09m45s.

Entre as mulheres, depois de liderar a maior parte da corrida, a etíope Buzunesh Deba foi ultrapassada por Priscah Jeptoo quando faltavam duas milhas para a chegada. A terceira colocação ficou com a letã Jelena Prokopcuka, que percorreu os 42 km em 2h27m47s.

Por causa dos estragos causados pelo furacão Sandy, a Maratona de Nova York não aconteceu em 2012. Já em 2103, o evento transcorreu com normalidade. Para a prova deste ano, foi montado um forte esquema de segurança, devido ao atentado que matou três pessoas durante a Maratona de Boston, em abril.