Maratona de NY é pop (e leva prêmio)

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Notícias

A Maratona de Nova York recebeu, hoje (18 de junho), o Prêmio Príncipe de Astúrias dos Esportes 2014. Considerada a corrida mais popular do mundo, foi escolhida dentre outras 22 candidatas de 13 países.

A corrida de rua superou nas votações finais a nadadora espanhola Mireia Belmonte e as seleções de hóquei sobre patins e de polo aquático feminino da Espanha.

Fundada em 1970 por Fred Lebow (1932-1994) e organizada pelo New York Road Runners, a Maratona de nova-iorquina tornou-se uma das mais populares do mundo. A prova reúne cerca de 50 mil participantes e mais de dois milhões de espectadores a acompanham pela TV.

Na primeira edição, em 1970, competiram apenas 127 pessoas, que pagaram US$ 1 para correr. Apenas 55 chegaram a terminar a prova.

A Fundação Príncipe das Astúrias destacou que devido ao percurso da prova, que passa por toda a cidade, a maratona se tornou atraente para os maiores fundistas do mundo porque une esporte, espírito cidadão e repercussão midiática.

Com nove vitórias, a norueguesa Grete Waitz foi a atleta que mais venceu a competição.

O Prêmio Príncipe de Astúrias dos Esportes consiste em uma escultura de Joan Miró – avaliada em 50 mil euros – um diploma e uma insígnia, além do reconhecimento por quem se destaca pela “exemplaridade da trajetória, tenha contribuído com esforço, de maneira extraordinária, para o aperfeiçoamento, cultivo, promoção e divulgação do esporte”.