Maratona de NY: conheça os candidatos à vitória

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Notícias

A maior metrópole do mundo já entrou no clima da corrida. Após o hiato em 2012 – por conta da tempestade Sandy, que atingiu o leste norte-americano –, a Maratona de Nova York, considerada uma das maiores do mundo, volta em 2013. Serão 48 mil corredores pelas ruas da Big Apple – com pouco mais de 400 brasileiros –, no próximo domingo (3).

++LEIA MAIS:
>> TÊNIS COM EDIÇÕES ESPECIAIS PARA A MARATONA DE NY
>> CORRA PELO MUNDO: MARATONA DE NOVA YORK

Os candidatos à vitória nos 42 km já são conhecidos, tanto no masculino, quanto no feminino. Entre os homens, o queniano Geoffrey Mutai – que, recentemente, esteve no Brasil, para a Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro – é um dos favoritos. Campeão da edição de 2011 da Maratona de NY – a última realizada –, Mutai é o recordista mundial de uma maratona. Ele venceu Boston, em 2011, com o tempo de 2h03m02s, mas a prova não é considerada pela IAAF, entidade máxima do Atletismo, por conta de peculiaridades no percurso.

O baixinho (1,57 m), etíope Tsegaye Kebede é outro que pode levar a melhor. Com apenas 26 anos ele já venceu algumas das principais maratonas do mundo, como Paris, na França; Londres (duas vezes), na Inglaterra; Fukuoka (também duas vezes), no Japão; e Chicago, nos Estados Unidos. Na última edição em Nova York, Kebede foi o terceiro.

Campeão Mundial em Moscou, neste ano, e Olímpico, em Londres, em 2012, Stephen Kiprotich, de Uganda, é o terceiro nome forte para levar a vitória entre os homens. Ele debuta em NY e sabe como vencer grandes competições.

Na prova feminina, a etíope Firehiwot Dado defende seu título de 2011. Ela é tricampeã da Maratona de Roma, na Itália (2009 a 2011), além de ter vencido a Meia de NY do ano passado. Este ano, ainda não teve resultados expressivos, mas uma vitória não seria surpresa.

Sua conterrânea, Buzunesh Deba, vive e treina no Bronx, famoso bairro nova-iorquino. Ela foi a vice-campeão da maratona de 2011, atrás, justamente, de Dado. Deba já tem seis vitórias nos 42 km em toda a sua carreira.

Do Quênia, Edna Kiplagat é a atual bicampeã mundial – em Deagu 2011 e Moscou 2013 – e vem com grandes chances de levar sua segunda Maratona de Nova York. Ela venceu em 2010, com o tempo de 2h28m20s.