shutterstockFoto: shutterstock

Com recordista confirmado, Maratona de Chicago chega à 40ª edição

Atualizado em 06 de outubro de 2017
Mais em Notícias

No dia 25 de setembro de 1977, 4.200 pessoas tomaram as ruas de Chicago e correram os 42.195 km da primeira edição de uma prova que, décadas depois, passaria a ser considerada mundialmente como uma das seis mais importantes do calendário da corrida.

Na manhã de domingo, às 9h30 (horário de Brasília), a Maratona de Chicago alcança sua 40ª edição com números expressivos: mais de 40 mil participantes e 1.7 milhão de espectadores pelas ruas da cidade acompanhando o evento.

O percurso plano atrai corredores do mundo inteiro e possibilita que os atletas registrem tempos rápidos e melhores marcas pessoais. Dono do recorde mundial da maratona – 2h02min57s, obtido em Berlim, em 2014 –, o queniano Dennis Kimetto é o principal destaque da prova masculina.

Ele conhece bem as ruas da terceira cidade mais populosa dos Estados Unidos. Em 2013, o queniano foi ao lugar mais alto do pódio da Maratona de Chicago após concluir o trajeto em 2h03min45s, melhor tempo da disputa até hoje.

 

 

Ele terá como concorrentes na briga pelo prêmio de 100 mil dólares o americano Galen Rupp, principal esperança do público local e medalhista de bronze no Rio-2016, e o etíope Feyisa Lilesa, prata nos últimos Jogos Olímpicos. O eritreu Zersenay Tadese, recordista mundial nos 21 km (58min23s) e participante do projeto Breaking2, e o queniano Abel Kirui, vencedor da prova no ano passado, também estão no grupo de atletas brigando pelo título.

Na categoria feminina, as atenções estarão voltadas para a queniana Florence Kiplagat, atual campeã da prova, e a etíope Tirunesh Dibaba, que obteve o quinto tempo mais rápido de todos os tempos entre mulheres nos 42.195 km (2h17min56) – a marca foi obtida da  Maratona de Londres, em que ela foi a segunda colocada.

Enquanto os corredores fazem os últimos ajustes para a prova, a polícia de Chicago trata de reforçar o esquema de segurança após o ataque a um festival de música em Las Vegas. Segundo informações veiculadas pelo jornal Chicago Tribune, Anthony Riccio, chefe da polícia local, pretende colocar um número “significativo”de policiais nas ruas da cidade na manhã de domingo.

A emissora americana NBC transmitirá a maratona ao vivo em seu site oficial.