ReproduçãoFoto: Reprodução

Amador Yuki Kawauchi consegue vitória histórica na Maratona de Boston

Atualizado em 16 de abril de 2018
Mais em Notícias

Debaixo de uma forte e incessante chuva, o japonês Yuki Kawauchi obteve um resultado histórico na Maratona de Boston, uma das mais tradicionais do calendário. Atleta amador, ele superou corredores profissionais e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, com o tempo de 2h15min54s, deixando o queniano Geoffrey Kirui em segundo, com a marca de 2h18min21s. O americano Shadrack Biwott completou o pódio com 2h18min35s.

Atleta amador, Kawauchi já havia se destacado na Maratona de Tóquio em 2011 e conseguiu o almejado título nos Estados Unidos, mesmo dividindo seu tempo entre os treinos e o trabalho em uma escola em Saitama, e sem patrocínios. A impressionante trajetória do atleta asiático foi retratada pela O2 em um perfil no início deste ano.

A Maratona de Boston faz parte do circuito das Major Marathons, seis provas consideradas como as mais importantes do mundo e almejadas por qualquer corredor – seja profissional ou amador. A vitória de Kawauchi, portanto, era totalmente inesperada e abalou todo o universo da corrida, não só os Estados Unidos. 

 

 

Kawauchi esteve entre os primeiros colocados durante toda a primeira metade da prova, mas a segunda parte da corrida foi praticamente dominada por Kirui. O queniano apertou o ritmo e chegou a abrir 1min31s para o japonês, mas não foi capaz de manter a velocidade.

O asiático aproveitou a oportunidade e tirou toda essa diferença em apenas 5 km. Além disso, abriu vantagem  considerável sobre o africano para cruzar a linha de chegada isolado na ponta.

No feminino, um tabu histórico foi quebrado: Desiree Linden foi a primeira americana a vencer a prova em 33 anos, superando grandes nomes como Shalane Flanagan e Edna Kiplagat. O pódio foi ainda teve por sua compatriota Sarah Sellers (2h44min05s) e a canadense Krista Duchene (2h44min20s).

A primavera de Boston não foi nada gentil com os corredores, que tiveram de enfrentar um frio de 5ºC e uma forte chuva que persistiu durante toda a prova. As condições climáticas foram praticamente opostas às do ano passado, quando os corredores sofreram com o calor escaldante. O jornalista local Josh Brogadir chegou a brincar com um vídeo em seu Twitter: “Uma pessoa correndo de costas pode vencer hoje”.

Por não ter seu trajeto elegível para recordes mundiais, a Maratona de Boston não atrai os principais profissionais do do mundo, como Eliud Kipchoge, Kenenisa Bekele e Mo Farah, que correrão em Londres na próxima semana. Ainda assim, o feito de Yuki Kawauchi é notável e certamente ficará marcado na história da prova, que costuma ter campeões já conhecidos pela mídia.

Confira os resultados da Maratona de Boston 2018:

Masculino: 

1º Yuki Kawauchi (JAP)
2h15min28s

2º Geoffrey Kirui (QUE)
2h18min23s

3º Shadrack Biwott  (EUA)
2h18min35s

4º Tyler Pennel (EUA)
2h18min57s

5º Andrew Bumbalough (EUA)
2h19min52s

Feminino:

1ª Desiree Linden (EUA)
2h39min54s

2ª Sarah Sellers (EUA)
2h44min04s

3ª Krista Duchene (CAN)
2h44min20s

4ª Rachel Hyland (EUA)
2h44min29s

5ª Jessica Chichester (EUA)
2h45min23s