Maratona de Boston: disputa acirrada

Atualizado em 29 de março de 2018
Mais em Notícias

A Maratona de Boston, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (20 de abril), já tem os campeões. No feminino, o título ficou com Caroline Rotich. A queniana cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h24min55s, marcando pela primeira vez seu nome na história das maratonas.

A corrida foi acirrada, Rotich disputou com a etíope Mare Dibaba todos os quilômetros ombro a ombro. Em um dia com temperaturas baixas, em torno dos 10ºC, e um leve vento contrário aos corredores, cerca de 12 atletas seguiram juntas boa parte da prova. Nos 5 km finais do percurso, no entanto, as três primeiras colocadas tomaram à frente e a primeira posição só foi confirmada no sprint final, quando Rotich se distanciou minimamente para cruzar a linha de chegada quatro segundos à frente de Mare Dibaba. A também etíope Buzunesh Deba ficou em terceiro com o tempo de 2h25min09s.

Entre os homens, o etíope Lelisa Desisa superou o grande favorito ao título, o norte-americano Meb Keflezighi, vencedor do ano passado, e fechou os 42 km em 2h09min17s. O também etíope, Yemane Adhane Tsegay, foi o segundo colocado, terminando a prova em 2h09min48s. Em terceiro ficou o queniano Wilson Chebet, com o tempo de 2h10min22s. Já Meb Keflezighi terminou em oitavo em 2h12min42s.

Essa é a segunda vitória de Lelisa Desisa na Maratona de Boston. Ele venceu a prova em 2013, na época com o tempo de 2h10min22s. Foi neste ano, aliás, que o maratonista estreou nos 42 km, quando correu a Maratona de Dubai e fez um dos melhores tempos da história para um novato na distância, ao fechar o percurso em 2h04m45s.