Mais um queniano pego no doping?

Atualizado em 05 de agosto de 2016

A confirmação do doping da queniana Rita Jeptoo ainda nem baixou poeira e já foi noticiado mais um caso de um queniano pego no doping, caso que ainda está sob investigação. De acordo com informações do jornal online Standard Digital, do Quênia, outro maratonista cinco estrelas teria testado positivo para o exame.

A Athletics Kenya, entidade responsável pelos atletas quenianos, ainda não confirmou nem negou o caso. Mas, segundo o jornal, o tal atleta já teria sido comunicado, assim como a IAAF, que é a responsável por dar andamento à investigação. O nome do maratonista e seu gênero ainda não foram revelados, mas ele teria ganhado duas maratonas importantes nos últimos 12 meses.

Com o aumento das suspeitas de doping entre os maratonistas, o Quênia intensificou as investigações no país para tentar explicar o uso de substâncias ilegais por parte de seus atletas. Recentemente, as autoridades esportivas quenianas criaram a Agência Antidoping do Quênia (ADAK), que visa orientar e alertar os atletas sobre as consequências do doping.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  DOPING: BLACK LIST DE QUEM USA “ADITIVOS”
icon texto_menor  DOPING: TÃO ANTIGO, QUANTO A HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Além disso, outras entidades importantes passaram a tomar medidas para diminuir o caso de trapaças no esporte. A organização da World Marathon Majors (maratonas que acontecem em Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York) também terão os testes antidoping intensificados. Cerca de 150 corredores elegíveis ao prêmio passarão por exames antidopings regulares, durante a temporada e fora das competições. O aumento dos testes, no entanto, será apenas para complementar aqueles já feitos, e não substituirão os realizados pela IAAF e pela WMM.