Wikimedia CommonsFoto: Wikimedia Commons

Kipyegon Bett é pego no doping e pode ser suspenso

Atualizado em 27 de agosto de 2018
Mais em Notícias

O atleta queniano de 20 anos Kipyegon Bett testou positivo para eritropoetina (ou EPO), substância para reforço dos glóbulos vermelhos proibida pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU).

Barnabas Korir, membro da comissão executiva do Comitê de Atletismo do Quênia, recebeu na semana passada uma notificação da AIU (que lida com questões de integridade e doping para a Associação Internacional de Federações de Atletismo) sobre o ocorrido.

Kipyegon Bett já havia sido previamente suspenso por se negar a realizar o exame no dia 15 de agosto, e agora, se seu teste for confirmado como positivo, sofrerá punição e suspensão.

 

 

No ano de 2017, o queniano ficou na terceira colocação no Campeonato Mundial de Atletismo, nos 800 m na frente do britânico Kyle Langford. 

“Enviamos defesa para o caso de ‘recusar ou não enviar para a coleta de amostras’ até o prazo de sexta-feira. Mas ontem à noite, recebemos outra notificação sobre o novo caso ”, disse Korir.

Caso se confirme, Kipyegon Bett pode entrar para uma lista crescente de atletas quenianos suspensos por doping.

A campeã Ruth Jebet, nascida no Quênia e campeã olímpica no Rio, em 2016, e o ex-campeão olímpico e tricampeão mundial nos 1500 m, Asbel Kiprop, foram suspensos depois que suas amostras deram positivo para EPO em fevereiro. Kiprop negou irregularidades.

Outros atletas do Quênia que falharam nos testes antidoping são: a vencedora da maratona olímpica de 2016, Jemima Sumgong, e a ex-vencedora da maratona da cidade de Boston, Rita Jeptoo.