Kiplagat e Kimetto: os melhores do ano

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Mais uma vez os quenianos brilharam no mundo das corridas. Dennis Kimetto e Florence Kiplagat foram escolhidos pela Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Longa Distância (AIMS) como os melhores corredores de 2014.

A escolha foi feita através da votação de mais de 370 organizadores de diversas provas realizadas pelo mundo e a entrega da premiação aconteceu na última sexta-feira (9 de novembro) em Atenas, na Grécia.

Dennis Kimetto foi premiado por ter quebrado o recorde mundial na Maratona de Berlim, em setembro, quando ele cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h02min57s. Aliás, o corredor de 30 anos foi o primeiro maratonista a completar os 42 km com o tempo abaixo das 2h03min, baixando em 26s o recorde mundial.

“É muito especial para mim ter vencido a AIMS como melhor corredor”, disse Kimetto a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). “Eu tive um grande ano e este prêmio reflete isso. Tenho a honra de receber um prêmio verdadeiramente global votado pelos membros da AIMS, que reúne mais de 370 corridas em todo o mundo.”

Já Florence venceu a Meia Maratona de Barcelona, na Espanha, o que fez com que ela levasse o título de melhor corredora para casa. A prova aconteceu em fevereiro deste ano, quando a atleta completou o percurso em 1h05min12s. Esse também foi um grande feito, pois Florence registrou o melhor tempo da história.

“É muito especial para mim receber este prêmio de prestígio”, disse Kiplagat também a IAAF. “E tudo fica ainda mais especial por eu estar no berço das maratonas, a Grécia. Conheço toda a história das maratonas no mundo e tenho o prazer de ser uma pequena parcela dela. Eu agradeço a AIMS pelo reconhecimento da minha conquista.”