Kimetto detona recorde na Maratona de Berlim

Atualizado em 05 de agosto de 2016

A Maratona de Berlim, disputada neste domingo (28 de setembro), confirma as previsões. Com um dia ensolarado e de temperaturas amenas, o queniano Dennis Kimetto venceu e cravou novo recorde para a maratona: 2h02min57s – 26 segundos a menos que o recorde anterior. Depois de cruzar a chegada, o novo herói das ruas fez questão de olhar para trás, certificar-se do colega que vinha na cola poucos segundos depois, cumprimentar e festejar o segundo lugar do queniano, com tempo também abaixo do anterior, Emmanuel Mutai. Mutai,  fechou os 42 km em 2h03min13s, pouquíssimo tempo atrás de Kimetto. O etíope Abera Kuma, bem depois, terminou a maratona em 2h05min56s. A marca anterior (e recorde a ser batido) era a de 2h03min43s, do queniano Wilson Kipsang.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  MARATONA DE BERLIM: ENTREVISTA COM MUTAI
icon texto_menor  BRASILEIROS NA MARATONA DE BERLIM

A festa dos mais de 40 mil corredores (30.018 homens, entre eles 396 brasileiros; e 9.986 mulheres, das quais 146 eram brasileiras) fez Berlim acordar cedo para acompanhar os passos desses corredores. A largada, feita em ondas, teve direito até a música de Ivete Sangalo. O sucesso “Sorte Grande” (…Poeira, poeira, poeiraLevantou poeira…) embalou uma das largadas.

Depois da prova, Kimeto disse que estava confiante para quebrar o recorde. O queniano ainda tinha gás de sobra, quando concluiu a prova: “Eu acho que posso correr ainda mais rápido”, disse na entrevista coletiva concedida à imprensa.

A disputa entre os dois quenianos foi acirrada nos últimos quilômetros, mas Kimetto abriu e levou a melhor no final. Com o feito, gravou seu nome na história das maratonas. Tudo isso, um dia antes do aniversário do recorde anterior (2013), no mesmo circuito. Berlim salta aos olhos do mundo mais uma vez e, com isso, se consolida como a prova mais rápida do calendário das Majors. A marca impressionante de Kimetto mostra a rápida e constante evolução da elite dos maratonistas: Emmanuel Mutai, o segundo colocado, também, bateu seu melhor tempo.

Assista ao vídeo com o momento da chegada dos quenianos:

A largada da 41 Maratona de Berlim:

icone-foto

Fotos da 41 Maratona de Berlim:

[nggallery id=50]