Joshua Cheptegei quebra recorde mundial dos 5k:12min51s

Atualizado em 17 de fevereiro de 2020
Mais em Notícias

O corredor ugandês Joshua Cheptegei quebrou o recorde mundial de 5k, em uma prova disputada em Mônaco neste domingo. O atleta africano completou a distância em 12min51s, em sua primeira corrida da temporada, com 27 segundos de diferença do recorde anterior estabelecido por Rhonex Kipruto.

“Eu tinha o sub-13 minutos na minha mente hoje, então quando minhas pernas pareceram estar boas durante a corrida eu realmente decidi fazer isso. Tirar muitos segundos desse recorde me faz muito feliz e é um bom primeiro teste para mim em uma temporada importante”, comemorou o africano.

Para quebrar o recorde, Cheptegei fez o primeiro km em 2min31s, baixou o ritmo para 2min35s, 2min36s e 2min35s nos três quilômetros seguintes, respectivamente, e fechou a prova correndo para 2min32s.

A marca obtida pelo ugandense é a mais rápida da história para os 5 k na rua, assim como é melhor do que o tempo mais rápido de 5.000 m registrado em pista em 2019 (12min52s98, do etíope Telahun Haile Bekele).

Atrás do recordista mundial, Jimmy Gressier, da França terminou a corrida em 13min18s quebrando o recorde europeu e conquistando a segunda colocação do evento. A campeã na categoria feminina foi a francesa Liv Westphal que terminou a prova em 15min31s quebrando também o recorde nacional.

Além do recode, Joshua Cheptegei tem no currículo as medalhas de ouro da prova de 10 km do Campeonato Mundial de Cross-Country e dos 10.000 m de pista do Campeonato Mundial de atletismo de Doha. As duas competições foram disputadas no ano passado.