DivulgaçãoFoto: Divulgação

Jornal inglês denuncia escândalo de doping envolvendo Gatlin e seu estafe

Atualizado em 19 de dezembro de 2017
Mais em Notícias

Suspenso por doping duas vezes, em 2001 e 2006, o americano Justin Gatlin, campeão mundial dos 100 metros em 2017, está no centro de um novo escândalo pelo uso de substâncias proibidas. Uma reportagem publicada pelo jornal inglês The Telegraph nesta terça-feira informa que o velocista e seu estafe estão sendo investigados por autoridades esportivas depois que jornalistas flagraram membros de sua equipe oferecendo-se para obter substâncias proibidas com receitas falsas.

Repórteres do The Telegraph foram ao centro de treinamento utilizado por Gatlin, na Flórida, e viram o treinador do americano, o ex-medalhista olímpico Dennis Mitchell, e seu agente, Robert Wagner, oferecerem testosterona e hormônios de crescimento para que um ator fictício participasse de um filme. Os produtos seriam fornecidos através de um médico na Áustria. O custo total do projeto era de 250 mil dólares (cerca de R$ 825 mil).

 

 

Dennis Mitchell e Robert Wagner foram gravados secretamente afirmando que o uso de substâncias proibidas no atletismo era generalizado. A dupla ainda descreveu formas de burlar os testes antidoping.

Gatlin se disse “chocado e surpreso” ao saber que seu treinador estava envolvido no escândalo. “Eu o despedi assim que descobri isso”, declarou.

Após a denúncia feita pelo jornal, a IAAF e a Agência Antidopagem dos Estados Unidos abriram uma investigação sobre Gatlin. Sebastian Coe, presidente da IAAF, classificou a acusação como “extremamente grave”.

 

Imagem mostra encontro de Gatlin com repórter do Telegraph, que foi ao centro de treinamento como integrante de uma produtora de filmes

A investigação de doping de Justin Gatlin

Em julho, o Telegraph recebeu a informação de que agentes e treinadores estavam envolvidos no fornecimento de substâncias proibidas a atletas. Um dos citados foi Wagner, que falava com orgulho do fato de ter representado grandes nomes do esporte, casos de Ben Johnson e Kelly Holmes.

Os jornalistas britânicos se apresentaram a Wagner como funcionários de uma produtora que rodaria um filme sobre atletismo. O motivo da ida ao centro de treinamento era a busca por pessoas dispostas a ajudar a estrela da produção a ficar em forma para aparecer nas telonas.

Durante a conversa com os repórteres, Wagner nomeou estrelas que fariam uso de doping: “Você acha que Justin não está fazendo isso? Acha que Dennis [Mitchell] não estava fazendo isso? Todo mundo faz isso.”