Homem corre maratona com desconhecido que o salvou de suicídio

Atualizado em 27 de julho de 2017
Mais em Notícias

Cerca de 40.000 corredores passaram por baixo da ponte de Waterloo, perto do km 40, na Maratona de Londres no dia 23 de Abril. Um desses corredores, Jonny Benjamin, quase se matou pulando desta mesma ponte há nove anos.

O “quase” ficou por conta de um estranho, que se tornou amigo de Johnny: Neil Laybourn, que correu com ele a prova no mês passado. Benjamin, 30 anos, e Laybourn, 34, terminaram juntos a Maratona de Londres em 5h28min.

No dia 14 de Janeiro de 2008 Benjamin fugiu do hospital onde estava sendo tratado pelo seu transtorno esquizoafetivo recém diagnosticado. Ele foi para a ponte Waterloo, “tentando encontrar a coragem para pular”.

Laybourn, que então era personal trainer, estava atravessando a ponte quando viu Benjamin na beira, tremendo. “Ele realmente se destacou porque estava tão frio e chuvoso nesse típico dia britânico”, disse Laybourn. Andei até lá e perguntei porque ele estava sentado ali.

Inicialmente, Laybourn convenceu Benjamin a se distanciar da beira ao convidá-lo para tomar um café. Cerca de meia-hora depois que eles começaram a conversar, a polícia, provavelmente avisada por outra pessoa, chegou e levou Benjamin. 

 

 

Por vários anos, Laybourn se perguntou como estaria o homem que ele teria tirado da beira da ponte. Enquanto isso, Benjamin voltou para o hospital e começou um processo extenso de recuperação.

Em 2010, Benjamin iniciou um canal no YouTube falando sobre suas dificuldades, iniciativa que o motivou ainda mais no processo de recuperação. Sua rede conta agora com 10 mil seguidores. Em seguida, começou a trabalhar com caridade. 

Jonny, então, decidiu iniciar uma busca por seu salvador. Após finalmente se encontrarem, quando a namorada de Laybourn compartilhou uma postagem sobre a campanha no Facebook, ambos se encontraram novamente.

Vale dizer que nenhum dos dois nunca foi corredor, mas decidiram encarar o desafio para arrecadar fundos para a caridade. “Eu realmente estava temendo a maratona, mas então, quando estava correndo, eu pensei: ‘eu estou realmente gostando disso'”, disse Benjamin.