Ibirapuera é 'top 10' entre parques do mundo

Atualizado em 04 de agosto de 2016

Ficou comprovado porque o Parque Ibirapuera é tão amado pelos paulistanos e pelos turistas que visitam São Paulo. Ele acaba de ser incluído em uma lista dos 10 melhores parques urbanos do planeta, publicada hoje (7) pelo jornal britânico The Guardian.

A lista organizada por Rowan Moore, crítico de arquitetura do Observer (edição dominical do Guardian) traz ainda outros nove famosos parques ao redor do mundo: Buttes-Chaumont (Paris); Boboli (Florença); High Line (Nova Iorque) Landschaftspark (Duisburg-Nord); Hampstead Heath (Londres); Park Güell (Barcelona); Summer Palace (Pequim); Olmsted Parks (Louisville) e Birkenhead Park (Merseyside).

Localizado na zona Sul da capital, o parque Ibirapuera possui uma ampla área de lazer ao ar livre de 221 hectares. Seu projeto paisagístico, idealizado por Burle Marx, foi um dos pontos de destaque do artigo. Moore define o Ibirapuera como “curvilíneo em todas as direções, às vezes misterioso, às vezes arrebentando em cores poderosas”.

O Ibirapuera oferece uma infraestrutura composta por ciclofaixas, bicicletário, quadras, campos de futebol, parques infantis, pistas para corridas e espaços com aparelhos para fazer ginástica. Além disso, possui uma agenda cultural com atividades que são realizadas no Pavilhão de Exposições, Pavilhão Japonês, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Moderna, a OCA, entre outros.