ReproduçãoFoto: Reprodução

Homem de 98 anos completa prova de 12 km na altitude e dá show de bom humor

Atualizado em 19 de junho de 2018
Mais em Notícias

“Você é uma inspiração, George!”. No último sábado (16), George Etzweiler, de 98 anos, perdeu as contas de quantas vezes ouviu essa frase. O motivo de tanta admiração foi o fato de ele ter finalizado pela 13ª vez consecutiva a Mount Washington Road Race, uma prova de 12.2 km disputada em uma montanha de 2 mil metros em New Hampshire, nos Estados Unidos.

Na edição deste ano, Etzweiler, morador de State College, no estado da Pensilvânia, teve a companhia de Bob, seu neto, durante o trajeto, recheado de pérolas por parte do participante mais assediado da prova. Embora não tenha falado tanto durante o percurso, seus comentários sarcásticos divertiam quem estava por perto.

Em determinado trecho, um espectador perguntou a Etzweiler como ele se sentia. “Morto”, respondeu o idoso, arrancando gargalhadas dos presentes. O sarcasmo também surgiu quando Bob questionou se o avô precisava de algo. Taxativo, ele disparou: “Uma cadeira de rodas”. Sua única pausa nos mais de 12 km foi para beber alguns goles de limonada. Ao neto, ele dizia que os isotônicos oferecidos não caíam bem.

Depois de completar a prova em 4h04min48s sob aplausos dos espectadores e abraços de dois bisnetos, Etzweiler seguiu esbanjando bom humor. Ele subiu ao palco da Mount Washington Road Race a convite da organização e ouviu do locutor: “Como você está, George?”. “O que foi isso?”, respondeu. “Minha audição não está acompanhando meu ritmo na corrida.”

Perto de completar um século de vida, Etzweiler se exercita três vezes por semana – uma forma de manter a saúde em dia e de levar a vida de um jeito mais leve.