ReproduçãoFoto: Reprodução

Correr em grupo representa comportamento inadequado? Em país africano, sim

Atualizado em 06 de outubro de 2017
Mais em Notícias

Freetown, capital de Serra Leoa, país africano com seis milhões de habitantes, não é tão livre como seu nome sugere. No fim de agosto, encontrar grupos de jovens correndo pelas ruas da cidade nas manhãs de sábados e domingos deixou de ser cena rotineira.

A polícia local proibiu corridas em grupo e explicou que os atletas representavam “uma certa ameaça”, já que “abusavam dos insultos, obstruíam o trânsito, tocavam música alta e roubavam aqueles que passavam pelas ruas”. A informação foi divulgada originalmente pelo jornal americano The New York Times.

Em entrevista a uma rádio, Francis Munu, inspetor geral da polícia de Serra Leoa, acrescentou que “pessoas indisciplinadas frequentemente se juntam aos grupos de corrida, arrancam telefones e provocam agitação pública”. Segundo ele, a prática colocava a segurança pública em risco.

Há três anos, desde que um surto de Ebola matou milhares de pessoas em Serra Leoa, o comércio local não abre aos domingos. Assim, as ruas ficam praticamente abandonadas e são marcadas pelo silêncio aos fins de semana.

 

 

O veto causou indignação em quem tinha o costume de fazer exercícios em grupo. Pessoas contrárias à proibição acreditam que a manobra tem motivação política. Julius Maada Bio e Kandeh Kolleh Yumkella, possíveis candidatos à presidência nas próximas eleições e opositores de Ernest Bai Koroma, o atual mandatário, mantêm o hábito de correr pelas ruas e praias de Freetown aos fins de semana.

Enquanto correm, atraem a atenção de simpatizantes de seus ideais políticos, que os seguem, cantam e demonstram apoio a uma possível candidatura. Nos meses que antecederam o polêmico anúncio, Maada e Yumkella eram acompanhados por grupos cada vez maiores.

“O direito a protestos pacíficos foi atacado desde que este governo chegou ao poder. Temos que defender o nosso direito à liberdade de expressão. Isso é inaceitável”, disse Karim Bah, secretário-geral de um órgão político chamado Movimento para o Progresso Social.