ReproduçãoFoto: Reprodução

Grávida corre 15k em 57min e vence prova nos Estados Unidos

Atualizado em 06 de março de 2018
Mais em Notícias

No imaginário popular, a gravidez é sinônimo de repouso (e às vezes, até doença). A americana Paige Howard, moradora da cidade de Tampa, na Flórida, provou o contrário. Grávida de dois meses, ela venceu a Gasparilla Distance Classic, prova de 15 km disputada no último fim de semana de fevereiro.

Howard, que já é mãe de Jackson, um menino de um ano e meio, correu os 15 km em 57min15s e superou 3.200 mulheres. A segunda colocada cruzou a linha de chegada 42 segundos depois da vencedora.

Howard, de 30 anos, vinha em uma sequência intensa de treinos nos últimos meses. Acostumou-se a sair da cama às 5 horas da manhã e rodava de 80 a 100 km durante a semana. Na reta final de sua preparação para a Gasparilla, fez um teste de gravidez e ficou surpresa ao descobrir que o segundo filho estava a caminho.

Decidida a participar da Gasparilla mesmo com a notícia da gravidez, ela ouviu Jon, seu marido, sugerir que o esforço na prova deveria ser dosado. “Eu sei que você é realmente competitiva, mas você precisa ouvir seu corpo”, pediu Jon. Ela concordou. Caso notasse algo estranho, diminuiria o ritmo ou abandonaria a competição.

Momentos antes da prova, Howard não esperava sair vitoriosa. Seu objetivo era terminar entre as cinco primeiras colocadas – o que ela já consideraria um bom resultado. No entanto, com um ritmo “forte o tempo todo”, como ela contou ao jornal Tampa Bay Times, foi mais veloz que as concorrentes.

“Não deixe que a gravidez faça com que você deixe de ser ativa. Se você já é ativa, continue assim”, aconselhou Howard a outras gestantes.