DivulgaçãoFoto: Divulgação

Gatlin e recordista nos 21 km ficam fora de prêmio dos melhores da IAAF

Atualizado em 02 de outubro de 2017
Mais em Notícias

Superar Usain Bolt no Mundial de Londres não foi o suficiente para que Justin Gatlin figurasse entre os melhores atletas do ano para a Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

A associação divulgou nesta segunda-feira os dez homens e dez mulheres que concorrem ao prêmio, que será entregue em uma cerimônia de gala no dia 24 de novembro, em Mônaco. Daqui 14 dias serão conhecidos os três finalistas de cada categoria.

Entre os homens, os favoritos ao prêmio são o sul-africano Wayde Van Niekerk, campeão mundial nos 400 metros e prata nos 200 metros, e o britânico Mo Farah, que se despediu das provas de pista com vitória nos 10.000 metros e agora se dedicará exclusivamente às disputas de longas distâncias. Além de Gatlin, o agora aposentado Bolt, bronze nos 100 metros no Mundial de Londres, também não entrou na lista da IAAF.

Na categoria feminina, quem está mais cotada para levar o prêmio é a sul-africana Caster Semenya, medalhista de ouro nos 800 metros e bronze nos 1.500 no Mundial de Atletismo.

A ausência mais sentida entre as mulheres foi a da queniana Joyciline Jepkosgei, responsável por quebrar dois recordes mundiais na temporada – nos 10 km e na meia-maratona.

 

 

Confira os candidatos ao prêmio:

MASCULINO
Mutaz Essa Barshim (Catar)
Pawel Fajdek (Polônia)
Mo Farah (Grã Bretanha)
Sam Kendricks (Estados Unidos)
Elijah Manangoi (Quênia)
Luvo Manyonga (África do Sul)
Omar McLeod (Jamaica)
Christian Taylor (Estados Unidos)
Wayde Van Niekerk (África do Sul)
Johannes Vetter (Alemanha)

FEMININO
Almaz Ayana (Etiópia)
Maria Lasitskene (Rússia)
Hellen Obiri (Quênia)
Sally Pearson (Austrália)
Sandra Perkovic (Croácia)
Brittney Reese (Estados Unidos)
Caster Semenya (África do Sul)
Ekaterini Stefanidi (Grécia)
Nafissatou Thiam (Bélgica)
Anita Wlodarczyk (Polônia)