Vovô maratonista fatura o tricampeonato mundial master

Atualizado em 14 de dezembro de 2016

O catarinense Gabriel Garcia, de Imbituba, acaba de trazer para casa seu terceiro título no Campeonato Mundial de Atletismo Master (World Masters Athletics), realizado este ano em Perth, na Austrália. O vovô maratonista, que já foi campeão quando tinha 65 e 67 anos, levou o primeiro lugar agora na categoria 70 anos ao completar os 42 km em 3h40min27s.

Gabriel Garcia começou a correr aos 37 anos, quando serviu o Exército no Rio de Janeiro. Após alguns anos parado, retomou o esporte em sua cidade natal, Imbituba, e desde então não parou mais. Corria diariamente 10 km do trabalho para casa e, assim, foi adquirindo experiência e ganhando performance.

Em 1983, encarou a sua primeira maratona e, desde então, já se foram mais de 600 provas somente nesta distância. Mas cruzar a linha de chegada não basta para esse experiente maratonista. Ele gosta mesmo é de subir no pódio.

 

 

No ano 2000, ele bateu o recorde na Maratona de Porto Alegre em sua faixa etária com o tempo de 2h50min, marca que até hoje não foi superada. Seu currículo inclui, ainda, premiações na São Silvestre, Volta da Pampulha, Maratona de Buenos Aires e Meia Maratona do Rio de Janeiro.

No campeonato mundial que acaba de vencer, o maratonista deixou para trás nada menos que 89 corredores entre 35 e 89 anos, mostrando que ainda há muito o que conquistar (confira aqui o resultado). Será que no ano que vem ele volta para casa com o tetra?