Fonteles quebra recorde mundial e fatura ouro

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Notícias

O velocista Alan Fonteles não para de conquistar resultados incríveis para o Brasil no atletismo paralímpico. Depois de levar o ouro nos 200 m em Londres 2012 e de bater o recorde mundial dos 100 m em Berlim, o paraense de apenas 20 anos, garantiu o título mundial dos 200 m em Lyon, na França, neste último domingo (21). Com o tempo de 20s66, Fonteles também pulverizou o recorde mundial da prova, do sul-africano Oscar Pistorius, que havia feito o tempo de 21s30.

Sem Pistorius, que está afastado das competições depois de supostamente ter disparado o tiro que matou sua namorada em fevereiro, Alan não teve concorrentes à sua altura. Dominando a prova do início ao fim, o brasileiro colocou mais de um segundo de vantagem sobre o segundo colocado, Blake Leeper dos EUA, que fez o tempo de 21s78 e conquistou a prata. O terceiro lugar do pódio ficou para o alemão David Behre que fez o tempo de 23s45.

“Quando entrei na reta, olhei para o telão e vi que os adversários estavam distantes, passei a mirar o relógio na linha de chegada e vi os segundos passando devagar: dezoito, dezenove. Eu estava muito rápido e percebi que poderia bater o recorde. Quando olhei 20s66, a minha felicidade foi imensa”, disse Alan Fonteles ao CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro)

Com a conquista do velocista, o Brasil fechou o final de semana do Mundial Paralímpico de Lyon, em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, com quatro ouros, três pratas e um bronze.