Fabricante de minimalistas reconhece propaganda enganosa e cogita indenizar compradores

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Já é de longa data a controvérsia sobre o uso de tênis minimalistas na corrida. No Brasil, grandes marcas investem em novos modelos a cada ano. A novidade que gira entorno do tema, agora, é a “mea culpa” de um fabricante ao assumir que seus pisantes não entregam o que prometem. O imbróglio, noticiado no site de O Estado de S. Paulo, na última segunda (12), envolve a Vibram FiveFingers e uma consumidora que processou por propaganda enganosa a empresa do famoso tênis de cinco dedos.  Mais: a fabricante admitiu que os tênis não tem benefício comprovado e pode ter de  indenizar todos os consumidores que adquiriram o modelo.

++ LEIA MAIS
>> QUANDO OPTAR POR UM TÊNIS MINIMALISTA
>> TÊNIS MINIMALISTAS PODEM MODIFICAR FORMATO DOS PÉS, DIZ ESTUDO
>> GUIA DO TÊNIS

Em 2005, chegaram aos mercados os curiosos FiveFingers, o par de sapatos da Vibram que tinha como premissa dar aos corredores a sensação de “estar correndo descalço”, além de benefícios como manter os pés saudáveis, fortalecer os músculos da perna, melhorar a amplitude dos movimentos e aumentar a recepção sensorial, fundamental para o equilíbrio e agilidade.

Ainda segundo a matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo, a americana Valerie Bezdek, abriu um processo contra a Vibram FiveFingers, após constatar a ineficiência do produto. Ela alegou que os benefícios proporcionados pelos sapatos eram falsos, pois podiam prejudicar a saúde do corredor. Disse também que utilizar o FiveFingers para correr poderia trazer mais danos à musculatura da perna e dos pés do que correr descalço.

A empresa confessou durante um processo judicial que não podia comprovar os benefícios do FiveFingers  e cogita reembolsar o valor pago pelos calçados aos consumidores que adquiriram o produto depois de março de 2009 em lugar de dar continuidade ao caso. O desfecho do caso está sujeito à aprovação do tribunal norte-americano, mas os clientes que apresentarem reivindicações poderão receber entre R$ 45,00 e R$ 187,00 como compensação.

E você em que acredita? O que acha do uso dos tênis minimalistas? Conte pra gente aí embaixo nos comentários.