Etíope supera 35 mil atletas para vencer 1° corrida global da história

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Já imaginou uma corrida de rua realizada simultaneamente em 34 cidades, em 32 países, nos cinco continentes, em 13 fusos horários distintos? A Wings for Life World Run aconteceu no domingo (4 de maio), em Florianópolis (SC), e reuniu mais de 35.396 participantes em prol de um objetivo que ia além do pódio: participar de uma prova para arrecadar fundos para pesquisas em busca da cura da lesão da medula espinhal.

Como a Wings for Life World Run é uma prova global e sem linha de chegada fixa, os participantes tiveram que “fugir” de um carro perseguidor. O último atleta a ser alcançado pelo veículo seria o campeão.

Na prova masculina, os únicos atletas que conseguirem ultrapassar a barreira dos 78 km  foram o peruano Remigio Huaman, que competiu em Lima, o ucraniano Evgeny Glyva, e o etíope Lemawork Ketama, que ficou com o título.

Entre as mulheres, a primeira posição ficou com a norueguesa Elise Molvig, que correu 54,79 km em Stavanger, seu país natal. A francesa Nathalie Vasseur, que competiu em casa, em Hennebont, ficou em segundo, e a moldava Svetlana Shepuleva, que fez o percurso na Turquia, garantiu a terceira colocação.

No Brasil, o vencedor foi o paulista César Miguel dos Santos, que percorreu 44,78 km. No feminino, a goiana Ana Lídia Borba ficou com a primeira colocação, após correr 37,4 km.

Na categoria cadeirante, o tetracampeão da São Silvestre, Jaciel Paulino, se sagrou campeão. Diferentemente da prova tradicional, os competidores dessa categoria tinham que alcançar o carro perseguidor. O santista precisou de apenas 3.870 metros para ficar com o título. Entre as mulheres, a vitória ficou com Daniele Nobile.

Após a prova, todos saíram vencedores, já que a Wings for Life World Run arrecadou, por meio da inscrição dos 35.396 corredores, quase R$ 10 milhões para pesquisas que ajudarão na cura da lesão medular.