Estudo: tipo de pisada pode não influenciar tanto quanto se pensava

Atualizado em 19 de dezembro de 2017
Mais em Notícias

Pesquisadores dinamarqueses publicaram um artigo apresentando evidências de que o tipo da pisada dos atletas não é um fator tão relevante em relação às lesões, principalmente a pronação (pisada com a parte interna do pé), considerada por muitos cientistas como um problema para esportistas.

++LEIA MAIS
>> 
TESTE DE PISADA
>>DICA DO TREINADOR: TIPO DE PISADA

No estudo, foram incluídos 927 corredores novatos. Primeiro, foi avaliado o tipo de pisada de cada um. Em seguida, todos começaram os treinos e utilizaram um tênis igual – e neutro. Os novos atletas foram separados a partir de sua pisada: altamente supinada, supinada, pronada, altamente pronada ou neutra. Os treinos eram monitorados com relógios GPS para que os médicos acompanhassem a evolução por meio de um site.

Após um ano de treinos, os especialistas verificaram a seguinte porcentagem de lesões:
Altamente supinados: 24,5%
Supinados: 17,9%
Neutros: 17,4%
Pronados: 13,1%
Altamente pronados: 33,3%

Apesar de serem os mais afetados por lesões, os atletas altamente pronados eram minoria entre os testados, o que foi considerado um problema no estudo pelos próprios pesquisadores.

Eles concluíram que o tipo de pisada não influencia tanto quanto se imaginava, principalmente entre os corredores com pronação moderada. Entretanto, eles aconcelham aos atletas pronados que utilizem tênis específicos para o seu tipo de pisada em caso de lesão.

Os cientistas dinamarqueses acreditam que os erros de treinamento são, provavelmente, a principal causa de lesões – não o calçado usado. Para eles, os corredores devem se preocupar mais com a duração, intensidade e distância dos treinos, e menos com a escolha do tênis para correr.