Estudo: jovens norte-americanos estão mais ativos

Atualizado em 19 de dezembro de 2017
Mais em Notícias

Há algum tempo, a preocupação com a obesidade infantil nos Estados Unidos aumentou. Segundo dados do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, em 2010, um terço das crianças e dos adolescentes norte-americanos estavam acima do peso ou obesos. Várias campanhas vêm sendo realizadas e, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Massachusetts e do Instituto Nacional Eunice Kennedy Shriver de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, parecem estar funcionando.

++ LEIA MAIS:
>> ESTUDO: MÃES ATIVAS TENDEM A TER FILHOS ATIVOS

No estudo, os pesquisadores acompanharam 35 mil jovens – entre 11 e 16 anos – para saber sobre a sua dieta, nível de atividade física, peso, altura e índice de massa corporal (IMC), entre 2001 e 2009.

Os cientistas comprovaram uma melhora na alimentação das crianças e adolescentes. Em 2001, o consumo de frutas acontecia de duas a quatro dias por semana, enquanto em 2009, foi de cinco a seis dias semanais. Houve também uma melhora na ingestão de vegetais e uma queda no consumo de refrigerante.

As atividades físicas diárias ainda não atingiram o nível considerado ideal – uma hora por dia –, mas cresceram um pouco: de 4,33 horas/semana, em 2001, para 4,53 horas/semana, em 2009. Outra boa notícia é que os jovens estão saindo da frente da TV e comendo menos doces.

Hábitos por gênero
Segundo os pesquisadores, os meninos praticaram mais atividades físicas do que as meninas, porém, também passaram mais tempo jogando videogames e assistindo televisão. As meninas comeram mais frutas e legumes, assim como doces.

Conclusão dos cientistas
Apesar de mostrar um avanço na luta contra a obesidade infantil, os pesquisadores acreditam que ainda há muito que ser feito. O índice de massa corporal (IMC) dos jovens cresceu nesse período, apesar de toda a melhora nos outros quesitos.