Estudo: corrida de rua aumenta a longevidade

Atualizado em 29 de março de 2018

Que a corrida de rua tem diversos benefícios para a saúde você já sabe. Mas além de melhorar o bem-estar, o condicionamento, o corpo e a mente, a cada nova pesquisa sobre a atividade, novas vantagens são descobertas. Desta vez, um novo estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) reafirma que a prática de atividades físicas pode aumentar a longevidade. A pesquisa é australiana e estudou mais de 200 mil adultos por mais de seis anos até provar os reais benefícios da corrida para a saúde.

Segundo o estudo, que foi apresentado no encontro anual da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), em Dublin (Irlanda), quando realizada em ritmo moderado, a corrida de rua diminui as chances de morte em até 44% e aumenta a expectativa de vida em cerca de 6 anos em homens e em 5 anos em mulheres. Isso acontece porque vários benefícios são proporcionados pela corrida de rua. Ela melhora a absorção de oxigênio e reduz a pressão arterial, assim como melhora as funções cardíacas e respiratórias.

Quer mais? Diminuição das taxas sanguíneas do mau colesterol (LDL), estímulo da produção de bom colesterol (HDL), prevenção da osteoporose, diminuição da ansiedade e controle do estresse são outros benefícios proporcionados pela corrida de rua.

Isso não significa dizer que quanto mais exercício, melhor. E nem que a velocidade que você corre influencia no ganho de anos de vida. Outra pesquisa mostra o contrário: para viver mais, é preciso correr devagar. Assim, para promover a saúde e a redução do risco de morte não é necessário correr mais ou num ritmo mais rápido, mas correr num ritmo moderado e de acordo com o seu condicionamento físico. Se o objetivo é ficar velhinho correndo, não é preciso correr até a falta de fôlego. Ficar apenas ofegante já traz bons resultados para os treinos de corrida de rua e não força tanto o seu corpo.

Lembre-se, ainda, que quanto mais condicionado e oxigenado o organismo estiver, maior será a vascularização no cérebro e a agilidade do raciocínio, o que promove a melhora nas atividades e tarefas que exigem maior rapidez nas tomadas de decisão.

(Fonte: Carlos Eduardo de Moraes professor da rede Just Fit de Academias)