Em iminência de guerra, Coreia do Norte prepara maratona

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Notícias

Apesar de ter instalado o medo nos países vizinhos e ameaçado os Estados Unidos de um ataque nuclear, a Coreia do Norte está às voltas com a organização da 26ª Maratona Internacional de Mangyongdae. A informação foi distribuída pela agência KCNA (em inglês, Korean Central News Agency), veículo oficial do governo coreano.

Marcada para o dia 14 de abril, a prova faz parte das comemorações de aniversário do fundador do país, Kim Il Sung, avô do atual chefe de estado coreano Kim Jong-un. A maratona integra o calendário da IAAF (Federação Internacional de Atletismo) e será ancorada na capital do país, Pyongyang.

Segunda a KCNA, a edição 2013 da prova, apesar do atual clima de tensão internacional, deve receber mais estrangeiros. A informação foi confirmada por Ham Chang Hyok, do Ministério dos Esportes, em entrevista ao veículo.

“Serão maratonistas, homens e mulheres, de 16 países, incluindo Ucrânia, República Tcheca, Zimbábue, Quênia e Etiópia. Entre eles estão corredores que fizeram bons resultados em vários outros torneios internacionais. Outros 600 atletas locais irão competir na maratona”, disse Hyok à KCNA, que ainda confirmou que os coreanos estão bastante entusiasmados com a prova.

A competição possui outros dois percursos: 21 e 10 km, todos passando por pontos conhecidos do país, como o Arco do Triunfo e a Torre da Amizade.