Duelo de campeões na Maratona de Londres

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Notícias

A organização da 36ª edição da  Maratona de Londres   divulgou o field da prova do dia 24 de abril e confirmou a presença dos últimos campeões. No masculino, o grande duelo promete ser entre o campeão em 2015, o queniano Eliud Kipchoge, e o vencedor da maratona em 2014, seu compatriota Wilson Kipsang. No último encontro londrino entre eles, Kipchoge venceu com a margem apertada de cinco segundos, com o tempo de 2h04min42s, contra as 2h04min47s do rival.

Além de Kipchoge e Kipsang, a elite masculina ainda terá nomes que podem desbancar os atuais vencedores, como o também maratonista do Quênia Denis Kimetto, que na edição passada da Maratona de Londres, ficou em 3º lugar. O bloco queniano ainda contará com a presença de Stanley Biwott, o 4º melhor geral em 2015. Entre os britânicos, o com melhor tempo na prova é Scott Overall (2h10min55s).

Duelo forte entre as mulheres também

Se na elite masculina a batalha nas ruas de Londres pode ficar nos pés dos quenianos, na elite feminina, o tradicional Quênia x Etiópia tem tudo para ser um dos atrativos da prova. Mais uma vez, estarão lado a lado a etíope Tgist Tufa, campeã em 2015, e a queniana Mary Keitany, bicampeã em Londres nos anos de 2011 e 2012. No último embate entre elas, Tufa fez história ao vencer a sua primeira Major, com o tempo de 2h23min22s.

Mas a batalhas dos 42 km entre as mulheres não ficará restrita entre as duas. A queniana Gladys Chenoro, que lidera a corrida olímpica para o Rio 2016, não pretende ser coadjuvante, assim como a etíope Aselefech Mergia, vencedora da edição 2010, e das perigosas maratonistas quenianas Florence Kiplagat e Priscah Jeptoo.