Doping: treinador americano se defende

Atualizado em 30 de maio de 2017

Passada uma semana das  acusações de envolvimento com doping  feitas pela  rede britânica BBC  em parceria com a  ProPublica  virem à tona, o treinador norte-americano e coach de Mo Farah, Alberto Salazar, resolveu se pronunciar. Em entrevista ao  The Guardian, o tricampeão da  Maratona de Nova York  e atual treinador do Nike Oregon Project (NOP) insistiu que vai mostrar que as acusadores feitas são falsas e que ele  não está envolvido em nenhum caso de doping. “Dado o tempo e o esforço que a BBC e a ProPublica empenharam para fazer essas alegações falsas, eu espero que a mídia e os meus fãs permitam que eu tenha um pouco de tempo para mostrar que os acusadores fizeram, intencionalmente, declarações mentirosas. Vou documentar e apresentar os fatos o mais rápido que eu puder para que Galen Rupp e Mo Farah possam se concentrar em fazer o que amam e que têm trabalhado duro para conseguir.”

Rupp, outro de pupilos de Salazar, é o principal nome envolvido no  caso revelado pela BBC. Isso porque, de acordo com o documentário da rede britânica, o atleta supostamente teria ingerido substâncias proibidas para o aumento de performance desde os 16 anos. Tudo, supostamente incentivado pelo técnico Salazar. Já Mo Farah, mesmo não sendo citado no caso,  mostrou-se bastante abalado, chegando a abandonar o GP de Birmingham, do qual participou no último fim de semana.

Salazar reiterou sua opinião de que as alegações são imprecisas, improcedentes e que estão danificado injustamente sua imagem e de seus atletas. “Eu sempre disse que acredito em um esporte limpo, com trabalho duro e nego todas as acusações de doping. A BBC e a ProPublica apresentaram uma apuração imprecisa e infundada, com uma total falta de respeito com Galen e Mo.”

Entenda o caso
O  documentário apresentado pela BBC, na quarta-feira da semana passada (3 de junho), é fruto de mais de um ano de investigações do jornalista Mark Daly e traz informações de que Salazar estaria envolvido em diversos casos de doping. No filme estão declarações de ex-atletas e funcionários do centro de treinamento, sendo as mais impressionantes delas a de Steve Magness, que já foi treinador-assistente do NOP, quando trabalhou diretamente com Salazar, e a de Kara Goucher, maratonista americana que integrou a equipe de Salazar por sete anos.

Eles revelaram métodos pouco confiáveis que o treinador empregaria para que Rupp tivesse acesso a medicamentos para o tratamento de asma e de hipotireoidismo, sendo que a medicação seria ministrada sem receita, e, às vezes, sem que o atleta necessitasse de tratamento médico.

Apesar das revelações, nenhum dos atletas do NOP já falhou em testes de doping. Mas existem suspeitas sobre alguns dos métodos usados pelo técnico, incluindo o uso de esteroides proibidos para subverter o processo de Autorização de Uso Terapêutico (AUT), quando os fundistas podem usar drogas ou métodos ilegais, caso haja necessidade médica genuína.