Doping: Jamaica rebate Wada e tenta garantir Bolt no Rio 2016

Atualizado em 30 de maio de 2017
Mais em Notícias

Após receber duras críticas de sua ex-diretora geral e ser ameaçada de punição pela Agência Mundial Antidoping (Wada), a Comissão Antidoping da Jamaica (Jadco) se pronunciou.

++LEIA MAIS
>> WADA ALERTA JAMAICA SOBRE DOPING E PODE PUNIR

>> DOPING FAZ PARTE DA HISTÓRIA DOS 100 M
>> DOPING: GAY E POWELL SÃO PEGOS
>> BOLT ARRASA NO MUNDIAL
>> BOLT CONQUISTA BICAMEPONATO MUNDIAL 

Por meio de um comunicado oficial divulgado na última quinta-feira (22), a entidade jamaicana garantiu que seus procedimentos de testes nos atletas estão de acordo com as normas internacionais. Além disso, afirmou que trabalha em colaboração com a Wada, que visitou as instalações da Jadco, em julho do ano passado, e ficou satisfeita com o desenvolvimento.

Os atletas jamaicanos não terão problemas de serem proibidos de competir no Mundial de Pequim, na China, em 2015, e nem nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, ou qualquer outra competição internacional, segundo a entidade do país. Caso isso se confirme, os fãs brasileiros não correm o risco de perder a chance de ver o astro Usain Bolt na pista do Engenhão daqui a três anos.

Relembre o caso
Renee Anne Shirley, ex-assessora sênior do ministro dos Esportes da Jamaica, e ex-diretora geral da Jadco denunciou à revista americana Sports Illustrated que as autoridades do esporte não dão atenção ao doping no país. De acordo com Shirley, apenas um teste antidoping fora de competição foi realizado entre fevereiro de 2012 e o início dos Jogos Olímpicos de Londres. Veja a reação da Wada às palavras da ex-diretora.