Doping: black list de quem usa “aditivos”

Atualizado em 05 de agosto de 2016

O cerco está se fechando para os corredores de elite. Depois do anúncio da organização das Majors de que os testes antidpoping seriam mais rigorosos, a partir deste ano, a Road Race Management, associação de corrida profissional, lançou um site, o Dopingsanctions.com, que mostra os antecedentes dos corredores de elite, listando aqueles que tiveram o desempenho melhorado devido ao uso de substâncias proibidas.

O banco de dados é gratuito e entrou no ar esta semana, sendo mais uma ferramenta que pode ser usada pelos organizadores de eventos internacionais ao selecionar os corredores que serão convidados a participar das provas.

O site será atualizado conforme forem anunciadas as suspensões pela IAAF e outras federações e inclui informações como nome, nacionalidade, data de infração, o porquê do banimento e quando começou e termina a suspensão.

Cerca de 300 nomes de atletas de elite já foram listados, e podem ser encontrados em pesquisas por aqueles que estão suspensos, os que tiveram problemas, mas que já anunciaram aposentadoria do esporte ou os que cumpriram suspensão e estão competindo novamente.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  DOPING: TÃO ANTIGO, QUANTO A HISTÓRIA DA HUMANIDADE
icon texto_menor  DOPING: JEPTOO É BANIDA POR DOIS ANOS
icon texto_menor  RÚSSIA PODE TER ESCONDIDO DOPING

Segundo os responsáveis pelo novo endereço online, no comunicado do lançamento, o que os levou a lançar a ferramenta foram as diversas suspensões de alto nível que ocorreram nos últimos dois anos, o que faz com que a pesquisa pelos corredores que estão na ativa seja muitas vezes necessárias.