Estrelas, Elizabeth II e um recorde antecipado: tudo sobre Londres 2018

Atualizado em 18 de abril de 2018
Mais em Notícias

Marcada para o dia 22 de abril, a Maratona de Londres é um dos destaques do calendário esportivo da temporada. A corrida, que faz parte do seleto grupo das majors – Chicago, Londres, Boston, Nova York, Berlim e Tóquio -, bateu um recorde antes mesmo do seu início: 386.050 pessoas se registraram para conseguir uma vaga na prova, o maior número de candidatos que uma maratona já teve na história.

Apesar do recorde, apenas 40 mil corredores terão o privilégio de participar da 37ª edição. Uma das novidades do evento é a presença da rainha Elizabeth II. A monarca será a responsável por dar a largada da competição. Para isso, ela subirá em um pódio especial no gramado do Castelo de Windsor, uma das residências reais, para apertar o botão que marca o início da prova.

O momento será ainda mais especial, porque há exatos 110 anos, a bisavó de Elizabeth, a Princesa Mary, dava início à Maratona Olímpica de 1908.

As estrelas da Maratona de Londres

Parte da expectativa do público e da mídia especializada para o evento se deve aos nomes da elite masculina. Mo Farah, dono de quatro medalhas em Jogos Olímpicos participará pela segunda vez da prova. No fim de agosto, do ano passado, o herói despediu-se das pistas de atletismo e traçou como objetivo disputar competições de longas distâncias. Em 2014, quando correu em Londres, o atleta terminou a prova na oitava colocação, com o tempo de 2h08min21s – mesmo à época ainda treinando para as provas de 5.000m e 10.000m.

Segundo colocado em 2017, ano em alegou problemas nos pés e perdeu para Daniel Wanjiru – também confirmado no evento -, Kenenisa Bekele é mais uma estrela favorita para brigar pela vitória na Maratona de Londres. Detentor da segunda maratona mais rápida da história (2h03min03s em Berlim, em 2016), essa será a terceira participação do etíope em Londres.

 

 

Além de Mo Farah e Kenenisa Bekele, Eliud Kipchoge também está confirmado para o evento. Vencedor da Maratona de Berlim em 2017 e com prestígio depois de ter participado do Breaking2 com o tempo de 2h00min25s, o queniano é favorito em todas as provas que faz. Kipchoge já venceu a Maratona de Londres duas vezes, em 2015 e 2016. Na última vitória, correu a a 2h03min05s e ficou a 8 segundos do recorde mundial.

Prova feminina

Entre as mulheres, Mary Keitany, tricampeã em Londres e Nova York, é uma das atrações. Em 2017, a queniana venceu na capital inglesa pela terceira vez e conquistou o recorde mundial da prova só para mulheres, com a marca de 2h17min01s. Além dela, Tirnunesh Dibaba, campeã em Londres 2012 e vice-campeã no ano passado, está confirmada no evento.

Outro destaque é a presença de Katherine Switzer. Primeira mulher a correr em Boston com um número oficial de inscrição, a atleta norte-americana voltará para competir a tradicional Maratona de Londres. Assim como em Boston, Kathy usará o número 261.

Baixa certa

Considerado a quarta potência na briga para vencer a Maratona de Londres, Stanley Biwott, campeão da Maratona de Nova York em 2015, desistiu da prova por conta de uma lesão na perna.