Cuidados com o esporte no verão

Atualizado em 15 de agosto de 2017

Com o verão a todo vapor, e as temperaturas ultrapassando a casa dos 30º C, acendemos a luz vermelha e chamamos atenção para os cuidados que devem ser tomados nessa época do ano. O número de praticantes de atividades físicas, principalmente os corredores de primeira viagem cresce assustadoramente. Assim cometem inúmeros erros, que pontuaremos nesse artigo:

Horários inapropriados: O erro mais comum são as corridas em horários inapropriados (entre 10:00 e 16:00), pois é o período do dia em que o sol irá castigar mais o indivíduo, podendo causar desidratação, náusea, tontura, vômitos por esta razão aconselhamos as corridas antes e depois desses horários!!

Desidratação: O sintoma principal da desidratação é a SEDE, portanto se você estiver sentindo sede, pode ter certeza que já está num nível de desidratação. Assim evite chegar a esse sintoma e hidrate-se! Se o seu exercício dura menos de 1 hora, a hidratação é suficiente apenas com água. Caso contrário, será necessário o consumo de bebidas esportivas para repor os eletrólitos (sais minerais) e os carboidratos (para fornecer energia para o organismo, evitando o gasto das reservas de glicogênio).

Correr de estômago vazio: Esta prática é muito comum entre esse grupo de indivíduos, pois eles acreditam que executando tal conduta, irão perder mais peso. Mais uma vez estão completamente equivocados, pois a realização de exercícios físicos com o estômago vazio, apenas trará uma depleção protéica, ou seja, uma perda da massa magra que através de um processo bioquímico se transforma em glicose para lhe fornecer energia na prática da atividade.

Uso inadequado de suplementos: Essa prática vem crescendo bastante nesse grupo, pois o amigo do amigo do primo do irmão do fulano disse que se tomar tal suplemento, 3 cápsulas em jejum  durante um período “x” você irá alcançar seus objetivos.
CUIDADO!!! O uso de suplementos deve ser apenas indicado por um profissional qualificado, que possa orientá-lo de que forma, quantidade, periodicidade e principalmente se não há nada que desabone ou prejudique sua saúde.

Conclusão
Não saia por aí correndo em qualquer horário. Faça uma hidratação apropriada. Alimente-se bem antes de começar seus exercícios e consulte sempre um profissional para orientá-lo sobre qual a suplementação adequado ao seu perfil e aproveite este verão. E não se esqueça, use filtro solar!!