Corrida espacial: maratona nas alturas

Atualizado em 20 de setembro de 2016

A próxima edição da Maratona de Londres, no dia 24 de abril, terá milhares de corredores. E, entre eles, um que fará uma corrida espacial: o astronauta britânico Tim Peake, de 43 anos. Tim, que está em missão de 173 dias no espaço, anunciou que vai correr a prova em uma esteira instalada dentro da Estação Espacial.

Para tornar possível a disputa da maratona, a Estação Internacional Espacial preparou um programa especial de treinamentos, com duas horas de duração por dia. O hábito da atividade física é também muito importante para os astronautas, para diminuir os efeitos da falta de gravidade no corpo.

Durante suas corridas, o astronauta além de usar uma esteira especial fica conectado a aparelhos para não flutuar. O mais curioso da experiência é que ele largará no mesmo horário da prova (às 10h de Londres) e terá um iPad com GPS, mostrando todo o percurso da maratona.

Tim, que disputou a Maratona de Londres em 1999, com o tempo de 3h18min50s, está muito animado para o desafio, mas não espera igualar seu tempo. A expectativa dele e de sua equipe é a de concluir a corrida em 4h. “Preciso usar equipamentos pesados para ter estabilidade na corrida espacial e, nos primeiros 40 minutos, isso incomoda muito. Eu quero me divertir também, sem pensar em melhorar meu tempo”. Atualmente, o astronauta está na base de Baikonur, no Cazaquistão, e viaja para a estação espacial no próximo dia 15 de dezembro.

Do espaço para Boston

O feito de Tim, porém, não será novidade. Em 2007, a astronauta Sunita Williams correu a Maratona de Boston do espaço em 4h24min .

Acompanhe a Maratona de Londres de Tim Peake no site.  Clique aqui