Atletas.infoFoto: Atletas.info

Corredora trapaceia e é pega pelo próprio GPS

Atualizado em 10 de março de 2017
Mais em Notícias

Jane Seo, uma jovem maratonista e estudante da Universidade de Harvard comemorou um segundo lugar na Meia-maratona de Fort Lauderdale, nos EUA. Mas a jovem de 24 anos foi desclassificada logo depois, assim que o jornalista Derek Murphy, que iria escrever uma matéria para o Marathoninvestigation.com, ficou desconfiado da performance de Jane e começou a investigar pela internet.

Primeiro, ele analisou uma foto em que Seo aparece sorrindo e mostrando sua medalha de 2º lugar; o jornalista percebeu que os quilômetros que apareciam na foto, em seu relógio GPS, não coincidiam com a distância da corrida. Assim, ele deduziu que a corredora trapaceira havia mentido.

A corredora, que é blogueira no Huffington Post e no New York Times, chegou em segundo lugar com um tempo de 1h21min, sem uma gota de suor no rosto. Depois de investigar, Murphy descobriu que ela havia percorrido um total de 11.65 milhas (18.74 km) – ou seja, faltavam mais de 2 km para completar os 21,1 km da prova.

 

 

Além disso, ele tambéu viu que ela havia aumentado a intensidade dos passos depois do km 11 da corrida, quando geralmente os competidores começam a diminuir o ritmo das passadas.

Foto que ajudou a desmascarar a corredora trapaceira

Depois de desmascarada, Jane Seo pediu desculpas em sua conta pessoal no Instagram. “Fiz uma escolha horrível na distância da meia-maratona de Fort Lauderdale no domingo. Não me senti bem e cortei caminho até a chegada. Não só roubei o prêmio dos verdadeiros corredores, como mais tarde completei o fim do percurso de bicicleta para registrar em meu relógio GPS. Que idiota fui!”, publicou ela.

“Admito minha estupidez, estou muito envergonhada. Eu me desculpo sinceramente por essa atitude negativa que tive com a comunidade de corredores – que admiro e respeito. Enfrentarei as consequências do que fiz. Sinto muito”, completou Seo.

Como era de se esperar, o “comunicado” da atleta recebeu muitas críticas, comentários de repúdio e até insultos, e a jovem blogueira acabou cancelando sua conta no Instagram.

Matéria publicada no site Atletas.info