Spero SperopolousFoto: Spero Speropolous

Corredor completa 40 mil km empurrando a esposa

Atualizado em 20 de setembro de 2016

Desde que começou a correr com sua esposa, em 1991, o corredor americano Jamie Parques tem empurrado Lynn em sua cadeira de rodas ao longo de treinos e provas. Já são mais de 300 corridas de rua juntos. Recentemente, no dia 11 de julho, eles comemoram a marca de 25 mil milhas – pouco mais de 40 mil km – no mesmo dia em que completaram 25 anos de parceria no esporte.

Em 1987, Lynn sofreu um acidente de carro e ficou incapaz de andar. Após anos de reabilitação, hoje ela consegue caminhar curtas distâncias na esteira ou com a ajuda de alguém a seu lado, mas correr sozinha ainda está fora de seu alcance. Para isso, ela conta com a ajuda de seu marido: juntos, eles percorrem cerca de 60 km por semana.

No último verão, Jamie percebeu que eles estavam perto de completar 25 mil milhas em data próxima ao aniversário de 25 anos de corrida juntos. O casal se programou, então, para completar ambas as marcas no mesmo dia e convidaram amigos e familiares para participarem da conquista, incluindo a filha do casal, Annalyn, de 17 anos.

Apesar da ocasião especial, a celebração foi feita de uma maneira informal, em uma simples corrida a partir da casa deles, em Illinois, nos Estados Unidos. “As pessoas nos perguntaram se não queríamos correr em algum lugar significativo, mas 98% das nossas corridas se iniciaram na porta de nossa casa, então achamos que este seria o melhor lugar para fazermos esta comemoração”, disse o atleta para a Runner’s World.

Ao longo da carreira deles como corredores, Jamie e Lynn já passaram por diversos momentos marcantes. Em 2002, o casal teve a honra de carregar a tocha olímpica. Em 2007, ao final de uma meia maratona, uma das rodas da cadeira de Lynn caiu, obrigando Jamie a terminar a prova equilibrando-a em apenas uma roda, encerrando o percurso no expressivo tempo de 1h32min. Em 2008, o casal conquistou seu recorde pessoal na Maratona de Boston com a surpreendente marca de 2h57min. “Ela enfrenta tantos desafios sem se queixar que fica difícil para mim reclamar de alguma coisa”.