Clarindo fará os 75k da Maratona Bertioga-Maresias

Atualizado em 30 de maio de 2017
Mais em Notícias

Especialista em provas de longa distância no ciclismo e com a vivência de ter disputado duas vezes a Race Across America (RAAM), com 5 mil km ininterruptos cortando os Estados Unidos de costa a costa, o colunista do ativo.com Cláudio Clarindo (Specialized) enfrentará um novo desafio. Desta vez correndo. No sábado, ele enfrentará os 75 km da categoria survivors da Maratona Bertioga-Maresias. A maioria dos competidores da prova participa em equipes de três, seis ou nove integrantes.

“Realizar uma prova de 75 km em vários tipos de terreno e com a subida de uma serra como a de Maresias no final é de ficar apreensivo. Estou ansioso e quero voltar um pouco ao passado e relembrar os velhos tempos de Ironman”, afirma Clarindo, de 33 anos, ex-triatleta.

Apesar de seu foco ser os pedais, Clarindo decidiu disputar a prova desafiado pelo amigo Ricardo Moreira. “Ele me desafiou e decidi realizar essa façanha. No começo deu medo, mas agora estou muito à vontade e me fez muito bem voltar a correr”, confessou. “Estou utilizando a mesma preparação para a RAAM 2011, onde quero tentar terminar entre os três primeiros na categoria solo”, falou.

Se na RAAM, o foco é subir ao pódio, na prova de sábado a ideia é outra. “Quero curtir as belezas do percurso”, afirmou Clarindo, que pretende usar a experiência esportiva para completar bem a prova. “Tenho 18 anos de carreira esportiva, sendo oito dedicados à longa distância. Com certeza, meus anos de Ironman foram decisivos na hora de enfrentar uma prova com esta”, relatou.

“Todos me falam que vai ser fácil completar este desafio, mas sempre vou precavido, pois é totalmente diferente do que enfrentar uma desafio de bike, onde estou acostumado e meu grupo muscular está totalmente adaptado. Correr exige a aplicação de outros músculos, mas tenho certeza de que vou conseguir e me divertir”, revelou.

Apesar de estar usando as corridas como parte da preparação e disputar uma prova de 75 km, Clarindo não pensa em seguir adiante neste tipo de competição. Seu objetivo segue com os pedais. “Sou um admirador de provas de ultra resistência. Nossa região tem ultramaratonistas de destaque, o maior deles o Valmir Nunes, um ícone mundial. Minha modalidade é o ciclismo de ultra distância e minha competição é a RAAM”, informou.

O ciclista disputou duas vezes a Race Across America, em 2006 e 2009. Na prova, os atletas têm de completar cerca de 5 mil km pedalando de costa a costa, enfrentando situações adversas, como calor desértico de até 49 graus, frio, altitudes de até 5 mil metros. Na primeira vez, ele completou o percurso de 4.898,6 km em 11 dias 18 horas e 4 minutos, orgulhoso de ser o primeiro latino-americano a cruzar a linha de chegada na categoria solo. No ano passado, foram 4.861 km em 10 dias, 22 horas e 25 minutos.

Além da RAAM 2011, Clarindo segue com dois novos projetos. Um também nos pedais, com 1000k, em parceria com Daniele Genovesi, saindo de Santos e chegando ao Rio de Janeiro. “Um projeto audacioso e cheio de detalhes. Com certeza será a minha base de minha preparação para a Race Across America do próximo ano”, avaliou.

Ele também está à frente da Associação Esportiva Polidisciplinar do Brasil (AESP), junto com o surfista Picuruta Salazar, o mestre em taekwondo Fábio Goulart e o professor Eder Gomes. A proposta é auxiliar atletas, projetos educacionais e esportivos. “É um projeto antigo e queremos retribuir o esporte e acreditamos que a AESP está sendo a melhor forma”, destacou Clarindo.