Circuito das Estações agita capital paulista

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Mais de 12 mil pessoas se reuniram na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP), para a etapa outono do Circuito Das Estações. E no clima da Pop Art. Em uma ensolarada manhã de domingo, os participantes estavam animados para correr pelas ruas do centro da capital paulista nas provas de 5 km e 10 km.

Como é o caso de Valeria de Alvarenga, de 39 anos, que elogiou a organização de sua primeira prova no ano. A agente de viagem não se preparou para a corrida, justamente, para ver como estava seu condicionamento e fez o tempo de 46 minutos nos 5km. "Ano passado quase participei dos Circuito das Estações, mas não pude devido a uma lesão. Só consegui correr a São Silvestre", conta Valeria que começou a há 1 ano, depois que seus amigos a desafiaram a fazer os 15 km da prova mais famosa do Brasil. Ela topou, e daí em diante não parou mais.

"Comecei por motivos de saúde, para sentir a emoção da prova e para estar junto com meus amigos. Tudo isso é um incentivo. A corrida é um dos esportes mais democráticos de todos. Só precisa de um tênis, força de vontade e determinação", disse Valeria que encara a corrida sempre como um grande desafio  "Nasci com um problema congênito na perna e os médicos disseram que eu jamais conseguiria andar direito. E hoje, consigo participar de provas como esta. É muito gratificante. Para mim, correr é superar meus limites”, revelou.

Quem também gostou da prova foi Rodrigo Medeiros, de 29 anos. "Corro o Circuito há algum tempo e, comparando com 2012, achei melhor tanto a largada quanto a chegada", elogia o analista contábil, que corre com a equipe da VIVO, há 3 anos. "O que mais me chamou a atenção foi o kit. A latinha é bem bacana e a sacola está bem melhor”, disse.

Na prova de 10 km, com o sol um pouco mais forte, os corredores sofreram um pouco. Mas nada que tirasse o ânimo de José Vidotto, de 53 anos, que participa do Circuito há 3 anos. "É uma prova ótima, bem organizada, bem finalizada, com vários pontos de hidratação, além do percurso com poucas subidas que é bem interessante", conta o administrador de empresas que, desde 2004, parou de jogar futebol e começou a correr para manter a saúde em dia.

Estreante no Circuito das Estações, José Luis Gallão, de 27 anos, aprovou a organização "Gostei da prova. Tudo bem organizado e bem distribuído. Só o sol que estava muito intenso e atrapalhou um pouco, principalmente no trecho do  Minhocão (Elevado Costa e Silva), mas foi bem bacana", relata. Ele correu ao lado da sua noiva, Paula Portugal, e participou da prova deste domingo para chegar em boas condições na Meia Maratona de São Paulo e por outro motivo especial: quer chegar bem preparado fisicamente para o meu casamento, marcado para abril deste ano.

Maria Luciana Alves também participou da prova pela primeira vez. Ela começou a correr em 2014, incentivada por suas amigas, e gostou do que viu em sua estreia. "Achei um evento muito bem organizado e o percurso plano com um trecho de subida é bem legal", diz a assistente de importação de 37 anos que, agora, pretende correr todo o Circuito.

Ao contrário de Maria Luciana, a administradora de empresas Rita Lima, de 43 anos, já é veterana na prova, e gostou do que viu em sua terceira participação. "Tudo é sempre bem organizado. Esse ano teve muita mais gente do que eu esperava", conou Rita. Ela começou a correr há 5 anos por motivos de saúde, e hoje faz de 3 a 30 km por semana. "Para mim, corrida é energia, facilidade de interação e acordar cedo para fazer algo que faz bem a saúde”, disse.

Outro corredor veterano que desbravou as ruas do centro da capital paulista foi Alexandre Ayrosa Galvão, de 41 anos. Acostumado a distâncias mais longas, excepcionalmente neste domingo o analista industrial correu na prova dos 5 km para acompanhar sua esposa Adriana de Paulo (41), que estava em sua primeira corrida, e sua irmã, Renata Ayrosa Galvão (45). "A  prova é muito boa, bem organizada e o percurso da região do Pacaembu, tanto dos 5 km quanto dos 10 km, é bem tranquilo. Eu já conheço e isso ajuda bastante", contou.

De junho até dezembro de 2013, Alexandre participou de 40 corridas e no sábado (15 de março), correu 10 km em uma prova, em Mogi das Cruzes. “Faço 42 anos, em junho deste ano, e minha meta é correr uma maratona em comemoração”, revelou o corredor que começou a correr para perder peso, incentivado por um amigo.

"Passei de 130 kg a 83 kg com ajuda da corrida e boa alimentação, e isso não tem peço. Fico até emocionado em falar, mas a corrida me deu uma vida nova.", relatou Alexandre.

Confira as fotos da prova:

Veja o vídeo de como foi a prova (pela primeira vez, filmado com um drone):