Ciclismo com arte nas ruas de São Paulo

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Notícias
Ciclismo com arte nas ruas de São Paulo. Combinação improvável para uma manhã de descanso? Não é o que pensa a equipe do Conexão Cultural, que neste domingo (04) fará um passeio ciclístico pela capital paulista passando por murais do artista Eduardo Kobra. O projeto, chamado "Conexão Art Bike", também tem apoio da HEY! São Paulo e do Studio Kobra.

"Queremos promover um programa divertido, cultural e saudável no final de semana. Esse é o foco do ”Conexão Art Bike”, um projeto que promove passeios de bicicleta pela cidade com foco em arte urbana (para unir quem gosta de bike com quem gosta de arte). Além de conhecer melhor a cidade, observar suas diversas obras de arte pelas ruas e conhecer curiosidades, as pessoas poderão pedalar com segurança e entre amigos", explica Manuela Colombo, da Conexão Cultural.

O passeio sairá do We Hostel Design terminando no estúdio de Kobra, na Vila Madalena. No trajeto, que utilizará muitos trechos da Ciclofaixa do lazer, os ciclistas apreciarão entre 30 e 50 trabalhos externos de Kobra, a maioria em painéis e muros. E em determinados momentos, haverão pausas para uma explicação sobre a street art e as obras de Eduadro Kobra.

"Desenvolvemos nossos roteiros tentando mostrar para as pessoas, sejam elas visitantes ou moradoras, que São Paulo tem muito mais do que um monte de prédio cinza e um trânsito infernal. Temos história, cultura, gastronomia, arquitetura e muitas outras características interessantes e acreditamos que a bike é fundamental para vermos a beleza da cidade. Integrar a bike com a arte é uma das muitas possibilidades que pretendemos explorar nos nossos passeios", diz Renan Peneluppi, da HEY! São Paulo

Assim, os organizadores esparam que os paulistanos adquiram cada vez mais o hábito de usar e respeitar a bike, tornando a cidade um local mais agradável e receptível para todos.

"Nosso objetivo é que a pessoa venha fazer um passeio com a HEY! e que quando ela volte para o carro e veja um ciclista na rua ela pense de outra forma, que ela se pergunte se aquela pessoa não é o mesmo rapaz simpático que mostrou o centro da cidade pra ela e que conta a história do Edifício Martinelli com uma empolgação única. Sabemos que não são todos que fazem nossos passeios que irão adotar a bicicleta como meio de transporte, mas se conseguirmos ajudar a promover uma relação mais amistosa entre as pessoas no trânsito já ficamos mais que felizes", conclui Renan.

Artista que pedala de madrugada

Eduardo Kobra é um dos artistas de rua mais importantes de São Paulo e do Brasil. Talvez você não o reconheça caso o encontre nas ruas, mas com certeza já parou para apreciar um de seus trabalhos. Afinal, eles não são poucos e chamam a atenção por suas formas e cores.

Inspirado em artistas de vários segmentos da arte, Eduardo Kobra transforma a paisagem urbana com seus grafites. Criando muros tridimensionais, Kobra permite que o público interaja com sua obra em meio à rotina agitada do dia a dia. 

"Muitos ciclistas param no dia a dia na Paulista para apreciar os trabalhos, em especial o retrato de Oscar Niemeyer (localizado no início da avenida). Vamos aproximar ainda mais os ciclistas da arte com este passeio", conta Kobra, que também é um ciclista.

"Ando muito de bicicleta, em especial de madrugada nos arredores do Ibirapuera. Gosto de sentir esta liberdade, refletir, ter novas ideias, fugir do caos do dia a dia da cidade". Liberdade esta, que Kobra quer passar para os ciclistas que estiverem no Conexão Art Bike para, quem sabe, agregar novos artistas.

Informações

04/08/2013 (domingo), às 9:30h
Ponto de encontro: We Hostel Design (R. Morgado de Mateus, 567 – Vila Mariana)
Telefones: Manuela (Conexão Cultural): 11-99633-5590 e Renan (Hey São Paulo): 11-98278-6326. 
Preços: R$ 30,00 (quem quiser alugar uma bike será cobrado mais R$ 20,00)
Duração: aproximadamente 3 horas