Cerveja: novos benefícios revelados pela ciência

Atualizado em 20 de dezembro de 2017
Mais em Notícias

Nesta terça-feira (30), Bruxelas (Bélgica) recebeu o 7º congresso sobre Cerveja e Saúde, evento que reuniu cerca de 160 especialistas internacionais em medicina e nutrição de 24 países. Foram destacados os efeitos benéficos do consumo moderado da bebida, com e sem álcool, na saúde cardiovascular e respiratória, obesidade, nutrição, prevenção do envelhecimento celular, além do poder de reidratação proporcionado aos atletas, e o fim do mito da “barriga de chopp”.

Ao contrário de outras bebidas alcoólicas, a cerveja apresenta baixos níveis de álcool, porém muita quantidade de água (95%) e potássio, capaz de reidratar os atletas. Como a atividade física prolongada aumenta o risco de doenças nas vias respiratórias superiores, a cerveja ainda pode ser um complemento alimentar interessante para reduzir a inflamação e infecção, já que possui em sua composição os polifenóis, compostos encontrados em sua maioria em alimentos de origem vegetal e na cerveja.

Os polifenóis ainda são capazes de reduzir as chances de AVC e câncer devido a suas propriedades antioxidantes.

Durante o congresso também foi desmentido o mito da “barriga de chopp”, que não possui qualquer evidencia científica, além do fato de que qualquer tipo de álcool pode levar ao aumento de peso, mas não se consumido moderadamente.