Reprodução/YoutubeFoto: Reprodução/Youtube

Cego correrá a Maratona de Nova York sem ajuda de guia

Atualizado em 01 de novembro de 2017
Mais em Notícias

Por ser uma das maiores corridas de rua do mundo, é natural que a Maratona de Nova York seja o palco de histórias de superação a cada ano. Em 2017, algo inédito acontecerá quando Simon Wheatcroft cruzar a linha de chegada. O britânico de 35 anos é completamente cego e irá correr os 42 quilômetros sem ajuda de um guia, utilizando somente um equipamento de GPS recém desenvolvido.

O atleta já completou a prova com um guia e um aplicativo básico de navegação no seu celular, mas está empolgado com essa nova possibilidade: “Essa será minha terceira Maratona de Nova York, mas sem dúvida o meu maior desafio e minha corrida mais importante até agora”. Apesar de dizer que a precisão do aparelho é incrível, a possibilidade dos arranha-céus cortarem o sinal de GPS ainda o preocupa.

O dispositivo foi desenvolvido por Wheatcroft em parceria com designers de tecnologia norte-americanos. Ele funciona por meio de vibrações e avisa o usuário de todas as curvas do caminho, além de evitar que ele trombe com os outros 50 mil corredores participando da prova.

De acordo com ele, o plano é que outros deficientes visuais possam desfrutar do produto, tanto em corridas quanto no dia a dia: “É através da tecnologia que podemos ganhar mais independência”. O preço de venda é especulado em torno de 300 dólares.

A Maratona de Nova York será realizada no domingo, dia 5 de novembro. Em edições anteriores foi pano de fundo para histórias inspiradoras como a de Zoe Koplowitz, paciente de esclerose múltipla e diabetes que já completou mais de 20 edições da prova. Apesar de sempre ter chegado em último lugar e deter o recorde mundial de maior tempo para finalizar uma maratona, ela afirma que não poderia estar mais orgulhosa de sua marca.