Carboidrato ajuda estreante em maratonas

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Notícias

Uma pesquisa da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, afirma que o alto consumo de carboidratos em até três dias antes de uma maratona pode beneficiar iniciantes e corredores recreativos da modalidade.

Os responsáveis pela pesquisa recrutaram 46 estudantes universitários, sendo 36 mulheres e 10 homens, para correr a Eau Claire Marathon, disputada em Wisconsin. Três dias antes da prova, os pesquisadores intensificaram o consumo de carboidrato dos voluntários.

Antes disso, os estudantes passaram por um teste de corrida de 3 km para calcular o desempenho dos novos atletas, sem interferência do carboidrato. Segundo os pesquisadores, o teste é suficiente para determinar a performance final do atleta. A pequena prova mostrou uma variação de 73% entre os voluntários, mostrando que alguns deles eram fisicamente mais preparados para longas disputas.

Já com a ingestão dos carboidratos, os universitários terminaram os 42 km em um tempo médio de 4h26, sendo que o mais rápido finalizou em 3h23 e o mais lento em 6h07. Com cálculos antropométricos, fisiológicos e de desempenho, os estudiosos concluíram que os voluntários tiveram um acréscimo de velocidade com o consumo de carboidrato, independente de condições físicas.

Com os resultados, os autores da pesquisa recomendam uma ingestão entre moderada e alta do nutriente em até 36 horas antes da maratona.