Calor marca Etapa Verão do Circuito das Estações em Porto Alegre

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Notícias

O domingo (15) amanheceu bem quente em Porto Alegre (RS), que recebeu a Etapa Verão do Circuito das Estações adidas. Os 4 mil corredores suaram a camisa para completar as provas de 5 km e 10 km no Parque Marinha do Brasil, às margens do famoso Rio Guaíba, cartão postal da capital gaúcha.

A funcionária pública Fabiane Pettenuzzo de Britto, 35, começou a correr há pouco tempo, mas já pegou gosto pelo esporte. “Minha primeira prova foi a Etapa Inverno do Circuito das Estações e eu gostei muito”, lembra. Na prova desde domingo (15), o calor dificultou, segundo Fabianne. “Mesmo com a largada bem cedo, o sol estava forte, principalmente no final.”

Com a ajuda de uma amiga, ela saiu do sofá e calçou o tênis. “Eu já lia muito sobre o esporte, mas a minha amiga me incentivou e hoje, virou um estilo de vida.” O astral das corridas, a interação com as pessoas e toda a preparação são as partes preferidas do esporte para Fabianne, que correu a prova dos 5 km.

Quem participou na mesma distância foi contador Guilherme Genro Sampedro, 30. “A corrida estava muito boa, bem organizada, mas o calor a deixou bem difícil”, comenta. O percurso é o preferido de Sampedro. “Corri todas as etapas do Circuito das Estações e a vista do Guaíba me fascina.”

Ele começou a correr no fim de 2012, para melhorar a qualidade de vida. “Eu estava há muito tempo parado, sem praticar nenhum exercício, então, um amigo me chamou e eu topei começar.”

Hoje, o esporte não sai da sua rotina. “Eu sinto necessidade de correr, é um vício”, diz. “Não consigo ficar mais do que uma semana sem treinar”, completa o contador.

Médico e professor universitário, Bernardo Lessa Horta, 48, se desafiou nos 10 km. “Estava tudo bem animado e, como sempre, bem organizado”, afirma. “O percurso plano também colabora, principalmente hoje (15), que estava muito quente.”

Ele já corre há alguns anos e tem no esporte um momento de lazer e relaxamento. “A atividade física também me ajudou a baixar o peso e ter mais saúde”, finalizou o médico.

Outra que correu os 10 km foi a funcionária pública Karina Barros Kalil de Amorim, 37. “A prova foi excelente, apesar do calor.” Ela correu todas as etapas do Circuito das Estações adidas.

Karina era esgrimista e corre desde 2007. “Como eu já era atleta, sentia a necessidade de não parar de me exercitar”, garante. Hoje, o esporte se tornou indispensável para ela. “Eu não vivo mais sem.”

O Circuito das Estações terminou suas etapas em 2013 e já tem data para voltar a Porto Alegre: 30 de março. As inscrições para a Etapa Outono do Circuito das Estações 2014 já estão abertas.