Brasileiros nas provas da Disney

Atualizado em 16 de outubro de 2018
Mais em Notícias

“Onde os sonhos se tornam realidade”. Esse é o lema dos parques do complexo Walt Disney World, em Orlando, nos Estados Unidos. O local é um dos mais visitados do mundo e, de fato, realiza o sonho de muitas crianças – e adultos também. Corredores, porém, têm um sonho um pouco mais específico: completar uma das provas do fim de semana da Maratona da Disney.

Os eventos acontecem sempre no mês de janeiro e contam, anualmente, com milhares de atletas. Veja como foi a participação de alguns corredores brasileiros na edição de 2014 das provas.

Rodrigo Bonin foi para o seu segundo ano consecutivo em Orlando. “No ano passado, participei da Maratona e assim que acabei a prova, mesmo muito cansado, queria voltar para fazer o Desafio do Pateta (que consiste em correr as provas de 21 e 42 km)”, conta. Quando as inscrições se abriram, havia uma nova opção: o Desafio do Dunga (os atletas precisariam participar das corridas de 5, 10, 21 e 42 km). “Decidi fazê-lo na hora”, lembra. Ele treinou forte com seu treinador Rodrigo Lobo, da Lobo Assessoria Esportiva, em São Bernardo do Campo (SP), durante todo o ano, visando a prova.

“Correr na Disney não tem como descrever”, afirma Bonin. “Acho que é uma das únicas maratonas do mundo que depois do quilômetro 35 você ainda corre sorrindo”, brinca. Foi assim este ano, segundo Rodrigo. “Mesmo depois de ter feito as outras três provas, a maratona foi demais! Tudo na prova é legal e te distrai, como os personagens pelo caminho, as músicas, o público.”

Bonin ressalta ainda a organização impecável das provas, a premiação e o suporte durante todos os quilômetros percorridos.

Outra a participar do Desafio do Dunga foi Daniela Frizzo. “Sou suspeita para falar dessa prova, pois essa foi a minha quinta vez aqui em Orlando só para correr na Disney”, diz. Ela não teve problemas para nada. “Desde a inscrição, até a retirada dos kits e das corridas, em si, foi tudo ótimo e bem organizado.” Daniela conta um detalhe importante sobre a largada da prova de 42 km. “Soltaram pelotões a cada dois minutos, então, ninguém largou na muvuca e todos puderam fazer a corrida no seu tempo.”

A animação durante as provas, segundo a atleta, não existe em nenhuma outra no mundo. “Eles pensam em todos os detalhes: música, personagens, luzes, enfim.” A passagem pela rua principal do Magic Kingdom – parque famoso onde está o castelo da Cinderela – foi a mais emocionante, além da chegada, para Daniela. “Quando você balança a mão para a torcida, todos respondem de volta. Parece que são da sua família, torcendo por você.”

É possível tirar fotos com alguns personagens durante o caminho. “Os fotógrafos são bem rápidos, então, se não tiver fila, vale a pena tirar.” Ela indica a prova para todos os corredores.

Claudia Reolon foi para a sua segunda experiência na Disney. “No ano passado, fiz a meia-maratona e fiquei muito empolgada com a animação dos organizadores e da plateia. Então, escolhi a Disney para fazer a minha primeira maratona.”

Durante o ano, ela seguiu as planilhas passadas por seu treinador Diego Lopez, da assessoria esportiva Trilopez, além de ter procurado um nutricionista especializado em esportistas para passar uma dieta na medida para que alcançasse seu objetivo. “Achei muito difícil os treinos mais longos, acima dos 25 km, porque sempre corria sozinha e acabava desanimando um pouco.” Porém, cumpriu com os longões, sempre contanto com a ajuda dos treinadores, amigos e familiares.

“A magia contagia”, brinca Claudia sobre a prova. “Corri o tempo todo como programado, não fiquei exausta, estava realmente preparada.”

Alguns corredores fizeram da viagem, um passeio em família. Ao lado da esposa e da filha, Renato Amante participou do Desafio do Dunga. “A preparação para as provas foi um pouco abaixo do que eu havia planejado, por conta das festas de fim de ano.” Isso, porém, não o atrapalhou.

“Fiz todas as etapas muito bem, perto dos meus melhores tempos e até melhorando minha marca em 46 minutos na maratona, mesmo correndo uma meia no dia anterior.” A organização da prova, mais uma vez, é lembrada de maneira positiva. “Além disso, ver o sorriso no rosto da minha filha, não tem preço!”

Outro que correu as quatro provas do fim de semana foi Christian Krigger. Ele tinha meta de desempenho em duas provas: 10 e 42 km. “A corrida de 5 km foi um passeio com a minha mulher e filhos e na meia-maratona, segui o ritmo da minha esposa.”

Não faltou nada em nenhuma das provas, de acordo com Krigger. “Na maratona, senti muitas dores nas panturrilhas a partir do quilômetro 24, a ponto de ter que caminhar por um tempo.” Christian parou no posto médico e se automassageou com um gel anti-inflamatório. “Consegui voltar pra corrida, mas parei em todos os postos médicos até o final da prova e repeti o processo.”

Para Paulo Brasil – que correu a maratona –, “o fim de semana esportivo da Disney é ideal para o iniciante e para o avançado, por conta das várias opções de provas.” Ele afirma que a organização faz com que todos os corredores sejam tratados como campeões. Foi sua primeira prova de 42 km na vida e garante: “voltarei no ano que vem, com certeza. Guardo cenas e emoções dessa corrida na mente e no coração.”

Fabricio Pequeno foi mais um que se aventurou na maratona. “Eu estava tomado pela magia da cidade e dos parques. Em Orlando, a gente volta mesmo a ser criança”, diz. “Durante a prova, notei que os staff (que cuidam da organização) animavam os corredores por todo o percurso, além do público que, mesmo no clima ameno do começo da manhã, não hesitou em sair para torcer por nós e levar água, frutas e doces.”

O respeito de todos os participantes durante a execução do hino dos Estados Unidos chamou a atenção de Fernanda Dividino, que, ao lado do marido, Anatoli Orlovas, e do amigo, Ronaldo Yumoto, fez o Desafio do Pateta. “O percurso é encantador e são provas onde se vê de tudo: atletas, pessoas fantasiadas, os mais ‘cheinhos’, enfim.”


Fernanda Dividino, seu marido e Ronaldo Yumoto – Foto: Arquivo pessoal

Em 2015, o fim de semana de corridas da Disney ainda não tem data marcada. Fique ligado no site Run Disney para saber mais sobre as provas do ano que vem.