ShutterstockFoto: Shutterstock

Brasileiro é mais social e engajado do que o restante no Strava

Atualizado em 14 de dezembro de 2018
Mais em Notícias

Já tradicional, o relatório Year in Sport do Strava aponta uma diferença clara entre o atleta amador brasileiro e do restante do mundo. Os brasileiros são mais sociais na plataforma do que os usuários de outros países, o que é percebido pelo número de interações e seguidores. O estudo também aponta um grande crescimento do aplicativo no País.

A comunidade Strava no Brasil é altamente engajada. Os brasileiros têm 2,3 vezes mais seguidores que a média global e recebem quase 3 vezes mais Kudos (as curtidas do Strava) do que a média global.

Segundo os dados coletados pelo aplicativo, os brasileiros fizeram upload de mais de 5,4 milhões de atividades de bicicleta (aumento de 70,3% em relação ao ano passado) e 1,4 milhão de corridas (aumento de 94,6%) em 2018 – este ano, o Strava chegou à marca de 2 bilhões de atividades registradas em sua história.

Apenas em 2018, os ciclistas conectados ao Strava pedalaram 8,5 bilhões de quilômetros, o suficiente para ir da Terra até Plutão. Já os corredores percorreram 1,5 bilhão de quilômetros no total, com uma distância média de 8,2 quilômetros por corrida.

 

 

Dados curiosos do Year in Sport do Strava

  • Os atletas que estabelecem metas ficam mais propensos a permanecer ativos durante todo o ano. Corredores, ciclistas e nadadores que estabeleceram metas fizeram 15% a mais de upload de atividades.
  • Quando os atletas se exercitaram em grupos, essas atividades duraram, em geral, 10% mais e a distância percorrida foi 21% maior do que entre as pessoas que se exercitavam sozinhas.
  • Mais de 4 milhões de fotos são compartilhadas no Strava por semana. Em média, as atividades com fotos recebem mais que o dobro de kudos do que as atividades sem as imagens. A corrida na neve é a prática que mais acumula fotos, na sequência aparecem esqui na montanha, ciclismo e corrida.
  • O relatório apontou os dias mais ativos do ano, no Brasil foram feriados nacionais, destaque para 1 e 31 de maio.  Também foram identificados os dias em que os atletas melhoram seus desempenhos: para os ciclistas acontece às terças, com velocidade média de 20,29 km/h; e na corrida, aos domingos, com pace médio de 6:21 min/km. Os exercícios ao ar livre são mais comuns às terças.
  • Por divisão de sexo, a preferência das mulheres é pela corrida; para os homens, o ciclismo aparece como esporte favorito. Meia maratona é a distância queridinha para corredores de ambos os sexos.
  • Até as comidas entraram na lista. A maior parte dos ciclistas e corredores mundo afora curtem uma cervejinha gelada, mas quando se trata de café, os ciclistas são 5 vezes mais viciados. Depois da cerveja, as guloseimas mais populares entre os corredores são: café, bolo, biscoito, Donut e pastel.
  • Até mesmo o deslocamento para o trabalho foi contabilizado pelo Strava. No Brasil, os registros mostraram que houve aumento de 94,6% de pessoas que passaram a ir correndo para o trabalho. E de 70,3% para quem usa a bicicleta. Somando as duas ações, isso resulta em 37,8 milhões kg de CO2 que deixaram de ser emitidos por veículos poluentes.