DivulgaçãoFoto: Divulgação

Maratonista brasileiro lança movimento para doação de medula óssea

Atualizado em 08 de novembro de 2017
Mais em Notícias

O maratonista Marcelo Alves, natural de Curitiba, iniciou um projeto de conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O The Hardest Run foi idealizado junto com o Hospital Nossa Senhora das Graças, referência nesse tipo de transplante, e pretende unir corredores profissionais e amadores do mundo todo em torno dessa causa.

Especialista em provas extremas, Alves teve a ideia logo antes de uma maratona na Antártida, quando assistiu um vídeo do Hospital e percebeu que poderia usar a sua exposição midiática a seu favor: “Descobri que além de doar medula eu poderia ajudar na divulgação da causa, uma vez que as provas que eu participo têm cobertura internacional, e quando você faz a doação, o banco de medula é global”.

 

 

Para se juntar ao The Hardest Run, basta se cadastrar no site do movimento. Os inscritos receberão a instrução de disseminar a importância da doação de medula óssea e serão convidados a doarem plaquetas e leucócitos para pacientes hospitalares. Além disso, os participantes receberão um número para ser utilizado durante as corridas pelo mundo.

Alves está confiante com relação aos resultados de sua campanha: ““Os corredores têm total consciência da importância de um corpo saudável, e tenho certeza que irão abraçar a causa da medula óssea”. De acordo com o hospital parceiro, os mais de quatro milhões de doadores registrados no Brasil são insuficientes, principalmente pela variedade genética no país e a dificuldade em manter os dados de cada um atualizados.

A doação de medula óssea pode ajudar no tratamento da leucemia, anemia e linfomas. A corrida de Marcelo Alves contra essas doenças começa no dia 16 de novembro, quando o The Hardest Run será lançado oficialmente na Volcano Marathon, disputada no Deserto do Atacama e reconhecida como uma das mais difíceis do mundo.