Brasileiras miram a quebra da supremacia queniana na 29º 10 km Tribuna, neste domingo, em Santos (SP)

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Notícias

A cada ano (e já são quase 30) a prova engorda sua fileira de corredores, que neste domingo já somam 20 mil. Outra marca importante dos 10 km da Tribuna de Santos, é a grande disputa na categoria feminina, com hegemonia importada da África.

Donas dos últimos cinco títulos, as quenianas, Nancy Kipron e Maurine Kipchumba (campeã e vice de 2013, respectivamente), chegam fortes novamente, e ainda a tanzaniana Jackline Juma, que completa o trio africano. O Brasil também contará com nomes de peso. Entre as corredoras que farão frente às quenianas na prova, temos a bicampeã de 2008, Fabiana Cristine, 35, e Cruz Nonata, 39, quarta colocada no ano passado e terceira nos três anos anteriores. Este ano, motivadas com o recente título brasileiro de pista nos 10 mil metros.

Além de ter vencido em Santos, Nancy é a atual campeã da São Silvestre e foi tri na Volta da Pampulha, em Belo Horizonte. Maurine também faturou a tradicional prova na capital paulista, em 2012, e tem duas vitórias na corrida mineira, enquanto que Jackline foi vice na disputa paulistana em 2012.

“Quero fazer uma prova boa como não fiz nos dois últimos anos e espero que dê tudo certo”, afirma a atleta, que já é familiarizada com a prova. “O percurso é rápido e, por isso, o nível técnico é muito bom para todas. Venho de várias corridas, mas espero que tudo dê certo em Santos”, acrescentou a atleta, que tem como melhor marca em Santos, 33min22s.