Brasileira tenta índice para Pan e Mundial

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Experiência ela tem. Sirlene Pinho, 39 anos, já é dona da medalha de bronze dos Jogos Pan-americanos de 2007, que rolaram no Rio de Janeiro, assim como é bicampeã da Maratona de Buenos Aires (Argentina), títulos conquistados em 2007 e 2009, e vice na Volta da Pampulha (2003 e 2005). Além disso, já conquistou a Maratona do Rio de Janeiro (2010) e a Meia-Maratona A Tribuna-Praia Grande (2005).

Com um currículo invejável, a corredora quer tentar agora índice para o Pan-Americano de Toronto (Canadá) e para o Mundial de Atletismo, que acontece em Pequim (China). Para isso, sua meta é disputar a Maratona de Düsseldorf (Alemanha), no próximo dia 26 de março, quando terá de finalizar o percurso em até 2h36min para ter a vaga garantida no Pan e Mundial.

O objetivo do índice para Pan e Mundial faz parte de um sonho ainda maior: disputar os Jogos Olímpicos no Rio, em 2016. Meta que só pode ser alcançada com o índice garantido, para disputar o Mundial e o Pan.

Se depender da história de Sirlene a vaga já está garantida, pois a trajetória da maratonista é de superação. Ela começou a correr aos 18 anos, depois de deixar a Bahia e partir para Santos, no litoral paulista, onde trabalhou como empregada doméstica na casa do ultramaratonista Valmir Nunes. Foi ele que identificou talento de Sirlene e começou a treinar a baiana, que alcançou a elite da corrida de rua aos 24 anos.