Boston: recorde na corrida de rua

Atualizado em 05 de agosto de 2016

A Maratona de Boston, uma das mais populares corridas de rua do mundo (e a mais antiga lá fora), celebra seus 119 anos no dia 20 de abril. E, este ano, a corrida internacional bateu recorde de participações com 3 mil corredores a mais do que as versões anteriores de seus 42 km, somando 30 mil atletas inscritos.

Dentre os corredores da elite das corridas de rua internacionais, o favorito ao título é Meb Keflezighi, norte-americano que venceu a última edição da prova, e que quebrou um jejum de 31 anos sem vitórias dos EUA nessa maratona. Ele cruzou a linha de chegada em 2h08min38s, sua melhor marca nos 42 km. O recorde da Maratona de Boston, no entanto, é de Geoffrey Mutai, queniano que completou o percurso em 2h03min02s na competição de 2011.

Em decorrência dos atentados de 15 de abril de 2013, que deixou três mortos e 264 feridos, a segurança da corrida de rua foi reforçada. A recomendação dos organizadores, aliás, é para que os inscritos usem os ônibus oficiais da maratona, para maior controle da movimentação dos atletas no traslado para a prova.

Boston nas telonas
Mais uma vez a Maratona de Boston será tema de filme. Depois de divulgado o trailer do documentário Boston, produzido pela Boston Athletic Association e com lançamento previsto para o final de 2015, agora a novidade é que o ator Mark Wahlberg também fará um longa sobre o atentado que rolou no durante a maratona de 2013.

De acordo com o site Mashable, além de produzir o filme, que deve chamar Patriot’s Day, a estrela de Hollywood ainda deve interpretar o papel do comissário de polícia Ed Davis, responsável pelas investigações que levaram aos dois culpados pelo ataque, os irmãos Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev.

O interesse de Mark pelo assunto, além da história extremamente interessante, surgiu pelo seu amor por Boston, sua cidade natal. Para a produção do longa, o ator irá se basear no relato de Davis sobre o ataque à corrida de rua em abril de 2013. Em entrevista ao programa 60 Minutes, da norte-americana CBS, o policial já adiantou alguns fatos sobre o caso, em reportagem que será tomada como base para o filme.

Além de o mundo inteiro ter voltado os olhos para o caso, as dificuldades da investigação se deram porque Tamerlan Tsarnaev morreu quatro dias depois do crime. Seu irmão mais novo, Dkojhar Tsarnaev, que o ajudou com o atentado, está em julgamento e já se declarou culpado pelo atentado.